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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Trailer de Max Payne 3

Game muito aguardado, Max Payne 3 será mais uma superprodução da Rockstar! E vai se passar na terra da garoa, Sampa! Confira o trailer:
Percebam que apesar de ter como palco a cidade de São Paulo, os bailes funk, as morenas, as favelas, os morros e a camisa do Fluminense em uma das cenas nos faz pensar que os desenvolvedores não pesquisaram direito. Mas também há coisas bem acertadas, como o Edifício Copam na capa do game e uma cena em que aparece a camisa do São Paulo. 

Tirando esses detalhes, com certeza Max Payne 3 será muito bom, pois conta com a mesma engine física de GTA IV e Red Dead Redemption, e tem o selo de qualidade da Rockstar! O jogo será lançado em março de 2012 para Xbox 360 e Playstation 3.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conferência da Nintendo sobre o 3DS

A Nintendo fez uma conferência para apresentar algumas novidades para seu portátil e os donos de 3DS podem ficar contentes, pois a line-up do portátil para os próximos meses será excelente.

Trailer de Super Mario 3D Land, que mescla com maestria momentos de jogabilidade 2D e 3D, aliados aos gráficos tridimensionais do portátil:


Porém algumas pessoas ficaram decepcionadas com a overdose de Mario e ausência de alguns títulos que eram dados como certos, como Pokémon, Donkey Kong e Metroid. Mesmo assim, ninguém vai reclamar de uma enxurrada de games do bigodudo, não é verdade? Confira uma lista de jogos do 3DS mostrados no evento:

Mario Kart 7
Paper Mario
Mario Tennis
Mario & Sonic at the London Olympic Games 2012
Luigi's Mansion 2
Shinrei Camera
Dynasty Warriors VS
Metal Gear Solid: Snake Eater 3D
Kid Icarus: Uprising
PES 2012
Ace Combat 3D: Cross Rumble
Sonic Generations
Resident Evil: Revelations
Monster Hunter 4


Uma outra novidade para o portátil é a adição de gravação de vídeo em 3D através de uma atualização de sistema disponível em novembro. As garotas gamers também tiveram uma surpresa: um 3DS rosa! Mas mesmo com todas essas notícias, as ações da Nintendo caíram nos últimos dias. Vamos ver o que o futuro reserva para a Big N...

ERRATA: eu disse que essa conferência fazia parte do Tokyo Game Show, mas na verdade era um conferência especial da Nintendo. Obrigado ao Murilo ( @notlikeyouguys ) que percebeu o erro avisou!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Realismo nos games

Os games vêm evoluindo cada vez mais graças à tecnologia implementada e também aos desenvolvedores que estão produzindo jogos mais criativos e inovadores em vários aspectos. Com isso, os jogos estão ficando mais realistas, seja no enredo, no visual, nas interações ou na física aplicada. Porém não podemos nos esquecer da função primordial dos games: a diversão. Será que todo esse realismo contribui ou prejudica o divertimento do jogador?

Antes de iniciar a discussão, vou mostrar uma matéria exibida no Globo Esporte sobre o motion capture do FIFA:

Esse processo também é realizada na maioria dos games atuais para aumentar o realismo. Convenhamos que num jogo de futebol como FIFA e PES, essa dose de realidade é muito bem-vinda, pois simula muito melhor os movimentos de um jogador, beirando a perfeição, e a física também se torna muito mais realista no jogo. Com isso, a experiência do gameplay se torna mais divertida.

Outro exemplo onde o realismo é aliado à diversão:
Disaster: Day of Crisis, excelente game do Wii, possui muitos elementos interessantes. Em meio a um enredo bom, muitas catástrofes e cenas de ação, o jogador tem que passar por alguns sufocos, como escapar de uma erupção vulcânica ou uma tsunami. Mas é necessário se ater a alguns detalhes como a saúde do personagem. Respirar as cinzas vulcânicas prejudica os pulmões, e ficar na água extremamente gelada por muito tempo pode causar hipotermia. Vários outros cuidados devem ser tomados em meio aos desastres, e várias vítimas são salvas através de respiração boca a boca e massagem cardíaca. Ou seja, o realismo nesse caso é um fator muito interessante, que adiciona diversão ao game.

Porém existem exceções, onde o realismo torna a experiência maçante e o jogo que era pra ser divertido acaba se tornando um simples simulador, sem nada demais. A menos que simular a realidade seja o objetivo do game, o excesso de verdade é ruim para o jogo. Por exemplo, a série F1, da Codemasters imita perfeitamente um carro de Formula 1. Eu particularmente adoro esse game, mas normalmente prefiro jogar um Mario Kart descontraído do que encarar a seriedade do simulador. É por esse motivo que a série Need For Speed começou a apostar mais na diversão do que no realismo com NFS Shift.
Várias vezes a falta de realismo é o grande ponto forte do jogo, e o principal exemplo é Super Mario Galaxy. O total desrespeito às leis da física fariam Galileu, Newton e Einstein chorarem de desgosto diante do game, mas é impossível negar que toda essa maluquice criada por Shigeru Miyamoto é simplesmente genial no quesito diversão. Gravidade? O que é isso?

Claro que em muitos jogos, como alguns já citados, o realismo influi positivamente no resultado final, mas em alguns pode tornar o game chato. Cada caso deve ser analisado individualmente, pois existem muitos fatores por trás dessa tênue linha entre a diversão e a chatice. Existem jogos realistas divertidos e chatos, assim como jogos nada realistas que também podem ser ou não legais. A falta de nexo pode atrapalhar.

Mas uma coisa é certa: o realismo nos games é uma evolução, e apesar de não ser benéfico em todos os casos, pode multiplicar a diversão se for bem utilizado, e jogos realistas vieram pra ficar!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Humor: Mario e seu agente

Todos sabem que hoje em dia pessoas de sucesso precisam de agentes para cuidar de suas carreiras...
Vídeo genial do Dorkly!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Píxels da Semana #51

Não, você não leu errado! Os píxels da semana, sessão publicada tradicionalmente na sexta feira aqui no Boteco Gamer vai ao ar hoje pois o blogueiro que vos fala vai ter que passar uns dias ausentado, e muito provavelmente não vai poder postar durante essa semana. Então, vamos ao que interessa! Aqui estão as principais manchetes e notícias do mundo dos games:

-Dragon Quest X será lançado tanto no Wii como no Wii U, e a Square Enix promete bastante interação online no game, que ainda não tem data de lançamento confirmada, mas estará disponível no começo do ano que vem.

-Ryan Payton, diretor de Halo 4, decidiu sair da produção do game, que será lançado em 2012, e abrir seu próprio estúdio. Ele disse que não estava motivado com a franquia da Microsoft e não tinha mais incentivo para continuar com o projeto.

-Rumor: Playstation 4 no começo de 2013! Mas ainda não passa de boato...

-Xbox 360 edição limitada baseada em Call of Duty Modern Warfare 3 será lançado dia 8 de novembro!

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Dead Island
-Disgaea 4: A Promisse Unforgotten
-Driver: San Francisco
-Resistance 3
-Uncharted Dual Pack
-Warhammer 40,000: Space Marine
-BloodRayne: Betrayal
-The Impossible Game
-Rugby World Cup 2011
-Skydrift
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns

Xbox 360
-Dead Island
-Driver: San Francisco
-Warhammer 40,000: Space Marine
-Rise of Nightmares
-Skydrift
-Crimson Alliance
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns

Wii
-Driver: San Francisco
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns

DS
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
-Junior Mystery Stories
-Hoppies
-Chess Attack
-ATV X-Treme World Challenge
-Junior Island Adventure
-Veggy World
-Think Smart: Chess For Kids

PSP
-The Impossible Game

3DS
-StarFox 3D
-Driver: Renegade


Destaque da semana: fazia tempo que eu não falava isso, mas essa semana os lançamentos foram ótimos! Principalmente PS3, Wii, X360 e 3DS tiveram games excelentes, podem esperar por reviews nas próximas semanas!!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Créditos #1 - Rockstar Games

Uma das maiores empresas do mundo dos games na atualidade, a Rockstar reinventou a exploração de mapas com seus famosos "sandbox games", ou jogos em caixa de areia numa tradução literal. Antes desse estilo, os jogos se resumiam a seguir uma história, delimitando o espaço do jogador, e impedindo que se ganhe acesso a certas áreas antes de cumprir o roteiro. Porém com a influência de jogos como GTA, Bully, Red Dead e L.A. Noire, esse panorama está mudando.
As primeiras impressões dos jogos da Rockstar são sempre as mesmas: violência, temas pesados e um mundo aberto para exploração. Esses são requisitos básicos para o estilo da empresa. Tradicionalmente, os games têm uma temática bastante densa, muitas vezes envolvendo atividades ilícitas ou imorais, como por exemplo em GTA, a série mais famosa da Rockstar, na qual o jogador cumpre o papel de um criminoso.

Bully, outro título importante, envolve a vida escolar, porém de uma forma violenta e que faz jus ao nome. A prática do bullying é comum durante todo o desenvolvimento do game. A exploração da escola e seus arredores também se faz presente, o que leva a outra característica da Rockstar: muitas sidequests e missões alternativas. Além de seguir a história principal, também é possível ter muitas outras tarefas durante o jogo, espalhadas pelo mapa, aumentando a vida útil consideravelmente.

Em Red Dead Redemption, o jogador assume o controle de um cowboy no velho oeste americano, em pleno início de século XX, com direito a muitos tiroteios, caçadas, crimes e ação a todo momento. Já no mais novo lançamento, L.A. Noire, a Rockstar te leva para Los Angeles, em meados do século passado para viver na pele de um policial, investigar crimes e conhecer o outro lado da moeda.
Sempre explorando temáticas específicas e distintas, os games da Rockstar seguem esse padrão da violência, em muitos casos polêmica e abusiva, mas que não deve ser reprimida, afinal é um algo a mais para o jogo. Um mapa grande e aberto também faz parte dos games, assim como replay quase infinito, com tantas missões e sidequests.

Com tanta diversidade na ambientação, mas sempre cumprindo certas tradições, a Rockstar vem ganhando espaço no mercado e conquistando cada vez mais fãs com games épicos e incríveis!

sábado, 3 de setembro de 2011

Humor: o destino de Mario

É a morte, sem dúvidas.
PS: creio que não seja necessário traduzir essa, é meio auto explicativa.
Fonte na imagem!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Píxels da Semana #50

Friday, friday, friday! Sexta é dia de notícias aqui no Boteco Gamer, então aqui estão as manchetes!

-Versão beta do multiplayer de Assassin's Creed Revelations estará disponível para testes entre o dia 3 e 11 de setembro, mas só pra quem tem PSN Plus.

-PS Vita será lançado só no Japão em 2011. O lançamento ocidental será no ano que vem. E a Sony vai anunciar 18 jogos para o portátil na Tokyo Game Show! Sem contar com jogos third parties...

-Novo Dragon Quest deve ser revelado no começo de setembro!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Madden NFL 12
-Bodycount

Xbox 360
-Madden NFL 12
-Bodycount
-Rock of Ages

Wii
-Madden NFL
-Alladin Magic Racer

DS
-GO Series: Fishing Resorts
-1950s Lawn Mower Kids


PSP
-ClaDun x2
Madden NFL 12
-Carnivores: Ice Age
-Snowy: The Bear's Adventures

3DS
-Angler's Club: Ultimate Bass Fishing 3D

Destaque da semana: Madden NFL é o melhor game da semana pra quem gosta do esporte, senão foram sete dias bem fracos. Fora isso, o destaque foi o PS Vita!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seca de lançamentos?

O mês de agosto foi um dos piores do ano em relação a lançamentos, e essa "seca" já perdura por algum tempo. Por causa disso, o último review aqui do blog foi dia 13 de julho. Porém essa falta de jogos tem uma explicação!

Muitos dos grandes games do ano serão lançados somente no natal, ou perto dessa data, para aproveitar a melhor época comercial que existe, e vender mais cópias. Zelda Skyward Sword, Assassin's Creed Revelations, Sonic Generations, Battlefield 3, Xenoblade, entre outros jogos serão lançados próximos do natal.
O começo de todo ano é impulsionado pelas vendas do natal, e também tem bons lançamentos. Mas quando maio, junho, julho e agosto se aproximam, a quantidade de jogos de peso diminui e as boas opções ficam escassas. Com a chegada do último trimestre, os bons games reaparecem.

Portanto, a partir da semana que vem, os grandes lançamentos voltarão a ocupar a sessão de notícias do blog! Tudo culpa do bom velhinho, que alavanca as vendas de games!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Checkpoint #14

Fala, galera! Como vocês já devem saber, essa é a sessão onde eu faço o balanço do mês, falo sobre os comunicados do blog, etc. Vamos lá!

-O Boteco Gamer vai completar UM ANO dia 8 de setembro! Parece até que foi ontem, mas essa bagaça já está na ativa há 12 meses, portanto eu queria agradecer a todo mundo que acessou, leu, comentou, gostou, sugeriu, criticou, elogiou nesse tempo todo! Continuem assim, é por causa de vocês leitores que esse blog existe!
-O layout do blog vai mudar consideravelmente, e eu queria saber a opinião de todo mundo sobre o novo layout do blog através dos comentários!

-28.450 acessos! Rumo aos 30 mil!

-A enquete sobre a possibilidade da união de Sony e Microsoft para um console novo ficou bem dividida. A maioria acha improvável, mas ainda assim a vantagem é bem pequena. A nova enquete é: O que você mais gosta no blog? Votem!!!

-Votem no prêmio Top Blog 2011, o Boteco Gamer está participando!

-Se alguém estiver interessado em parcerias com o blog, também podem falar comigo através da página Contato, na aba superior!

Bom, por enquanto é isso! E aguardem, pois o Boteco Gamer completa um ano e vai ficar de cara nova!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trailer dublado em PT-BR de Uncharted 3!

Mais um lançamento da fantástica série Uncharted, dessa vez dublado em português do Brasil! Confira:
Com toda certeza o game será fantástico, mas a dublagem está muito ruim! Mas vamos pensar por outro ponto de vista: O importante não é a qualidade da dublagem, mas sim a existência dela. O Brasil está ganhando espaço no cenário mundial em vários setores, e nos games isso não é diferente. A quantidade de jogos dublados em PT-BR está aumentando, e esse número tende a crescer cada vez mais! Essa é a grande importância de Uncharted 3 para o mercado brasileiro. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Franquia Call of Duty morta em 2 ou 3 anos" será?

Uma declaração de um executivo da Eletronic Arts gerou bastante discussão entre os gamers. Segundo ele, Call of Duty deve durar cerca de dois ou três anos, pelo mesmo motivo que causou a "morte" de Guitar Hero, Tony Hawk, entre outras franquias: falta de opções para o gameplay. Ele acha que os FPS já se utilizaram de todas as ambientações possíveis, se passando na Primeira e Segunda Guerra, na Guerra Fria, entre outras, e não haverá mais inovação no gênero.
É bem verdade que as opções de ambientação estão ficando escassas, e um FPS não inova radicalmente há um bom tempo. Mas dizer que a série não vai resistir muito tempo é loucura. Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso da atualidade, com uma base de fãs muito grande e um orçamento bem largo.

O erro cometido ao comparar CoD com Guitar Hero é simples. Ao contrário do game musical, o FPS possui um fator replay quase infinito, e um modo multiplayer tanto competitivo quanto cooperativos que prolongam a vida útil do jogo tempo suficiente para uma próxima versão mais inovadora.
Nesse quesito, CoD se assemelha muito mais a PES e FIFA, duas séries de jogos esportivos que estão no mercado a muito tempo e não perdem o fôlego graças ao replay e ao modo multiplayer. Com a adição de jogatina online nos consoles dessa geração, a vida útil desses jogos se tornou muito maior, e a competitividade também. Esses fatores não estavam presentes com tanta força em Guitar Hero, por exemplo.

Call of Duty também tem outra diferença: o enredo. Por mais que a ambientação seja a mesma, é possível criar infinitas histórias com personagens interessantes e uma trama bem elaborada, algo que não existia em GH. Além disso, os sensores de movimento nos consoles vai ajudar muito na inovação da jogabilidade dos jogos de tiro, dando um gás novo à série.

Eu posso até estar errado, mas diria que Call of Duty, assim como a maior parte das franquias de FPS ainda devem durar muitos e muitos anos!

domingo, 28 de agosto de 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Píxels da Semana #49

Sexta feira, dia de party, fun, e notícias! Aqui vão as principais da semana.

-Wii U deve ser lançado entre julho e setembro de 2012!

-EA diz que Call of Duty é uma série que já explorou todos os recursos possíveis para um FPS e que não deve durar muito tempo, no máximo uns 3 anos. Só eu não concordo?

-Datas de lançamento de dois jogos novos do Kirby foram anunciadas: Return to Dream Land, 24/10 e Mass Attack, 19/09.

-Demo de PES 2012 foi disponibilizada, e agradou muito! Agora, o jogo mantém o ritmo acelerado típico da série, mas com inteligência artificial mais evoluída, e os jogadores estão mais equilibrados, tornando mais difícil jogadas "apelonas" com os Messis, Kakás e Cristianos Ronaldos da vida. Os gráficos também foram aperfeiçoados. Agora a versão demo de FIFA 12 está sendo aguardada!

Lançamentos da Semana
Playstation
-Deus Ex: Human Revolution
-Street Fighter III: Third Strike Online Edition
-Hamilton's Great Adventure

Xbox 360
-Deus Ex: Human Revolution
-Street Fighter III: Third Strike Online Edition
-Hole In The Wall

DS
-Let's Create! Pottery
-Magical Whip: Wizards of Phantasmal Forest

PSP
-Fighting Fantasy: Talisman of Death

3DS
-Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked


Destaque da semana: essa foi a melhor semana de agosto em relação a lançamentos, com dois bons games, mas teve poucas notícias. Se bem que as semanas vão ficar cada vez melhores quanto mais se aproxima o final do ano!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Gameplay de AC Revelations!

Vídeo incrível do gameplay de Assassin's Creed Revelations, com comentários de um desenvolvedor!


Vídeo da G4TV!