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quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Píxels da Semana #97

Essa semana foi bem tensa e este humilde blogueiro está morto de cansado, mas isso não impede os Píxels da Semana de dar as notícias dos últimos dias!

-Blizzard descobriu uma falha na segurança e uma invasão hacker, mas afirma que nenhum dano ocorreu. Ainda assim, a empresa por trás de World Of Warcraft, Diablo e Starcraft recomenda que seus usuários troquem suas senhas.

-Microsoft finalmente admite que vai lançar um novo Xbox!

-Silent Hill HD Collection vai ser exclusivo do PS3! Konami não tem planos de lançar para o X360...

-Epic Games abriu mais um estúdio: Impossible Games, que se junta à sua rede de estúdios como Chair Entertainment (em Salt Lake), People Can Fly (na Polônia), Epic Games Korea (na Coreia) e Epic Games Japan (adivinha?), além da sede na Carolina do Norte.

-Garoto de 15 anos de Ohio foi hospitalizado após ficar 4 dias jogando Call of Duty!

-Capa de Assassin's Creed 3 para Wii U foi revelada:
A artwork da capa é igual à dos outros consoles, mas o interessante é ver como será o design das capas de jogos de Wii U, e o ícone da Nintendo Network no canto.

-Activision vai começar a focar também nos celulares e tablets, e o primeiro lançamento será uma versão remodelada de Pitfall para iOS!

-Um estudo do grupo NPD avaliou que esse ano, nos EUA, os games em mídia digital movimentaram 47% mais dinheiro que a mídia física. Será um sinal de que os tempos estão mudando?

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Persona 4 Arena
-Sound Shapes

Xbox 360
-Persona 4 Arena
-Hybrid

DS
-Commando: Steel Disaster

3DS
-Touch Battle Tank 3D

Vita
-Sound Shapes

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

BOMBA! Xbox 720 confirmado?

Ainda não houve confirmação oficial, mas tudo indica que o próximo Xbox não está muito perto de ser anunciado, ou que pelo menos já está em produção! Os rumores já estavam rolando pela internet há muito tempo, e havia quem esperava que o Xbox 720 - ou Durango, como era seu codinome, ou Loop como também era chamado - fosse revelado já na E3 desse ano. Apesar da decepção em relação ao evento, não há como negar que os boatos são muito fortes e as especulações já apontavam para um futuro Xbox.

Agora, finalmente, essas expectativas foram praticamente confirmadas com a entrevista de Brian Hall, gerente geral do Windows Live, para o The Verge. Ao falar sobre o iminente fim do Hotmail, ele disse que a Microsoft manteve o serviço ativo por 16 anos, e chegou a hora de fazer algo novo. Para isso, pegaram o que havia de melhor no Hotmail, Outlook e Exchange, e juntaram num serviço de e-mail, à tempo de lançar junto com a nova linha de produtos, como o Windows 8, o Windows Phone e o novo Xbox.

Isso mesmo, ele deixou escapar que o console da Microsoft receberá uma nova versão! Agora nos resta saber quando o Xbox novo será lançado, e como ele vai ser. Se fosse pra dar um palpite, eu diria que ele vai ter um salto gráfico não muito perceptível, mas vai se destacar na interação online com redes sociais, como Twitter e Facebook, terá um Kinect bem mais desenvolvido e preciso, que já deve vir junto com o console de fábrica. Além disso, eu chutaria que ele deve rodar no Windows 8, e pode usar smartphones e tablets como forma de controle, como sugeriu o SmartGlass, apresentado na E3 2012.

Vamos aguardar mais informações!
Fonte

sábado, 4 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Píxels da Semana #96

Pela primeira vez na história, os Píxels da Semana são postados numa quinta feira! Durante os próximos dias o blog pode passar por certas mudanças, e essa é uma delas. Enfim, vamos ao que interessa...

-Ubisoft lançou vídeo para mostrar nova engine de Assassin's Creed 3!

-A Criterion também revelou um trailer de Need For Speed Most Wanted:

-As últimas DLCs para Modern Warfare 3 serão lançadas no dia 9 de agosto e 6 de setembro, e vão custar singelos 15 dólares na Live. Sairão pouco depois para PC e PSN.

-Capcom está considerando uma sequência de Dragon's Dogma depois do sucesso do game!

Lançamentos da semana
Playstation 3
-4 in 1 Action Pack
-Risen 2: Dark Waters
-The Expendables 2 Videogame

Xbox 360
-Deadlight
-Risen 2: Dark Waters

DS
-The Lost Town: The Jungle

3DS
-Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
-3D Solitaire

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Checkpoint #27

Como todo começo de mês, a sessão Checkpoint está aqui para atualizar informações sobre o blog e dar avisos. E hoje temos recados muito importantes para nossos leitores!

-O Boteco Gamer está à procura de estagiários colaboradores! Você gosta de escrever, entende de games, filmes, HQs, ou cultura nerd? Mande um e-mail para andredcs95@gmail.com para entrar em contato!

-Por motivos pessoais, a sessão Píxels da Semana vai passar a ser postada às quintas feiras até o mês de dezembro. Depois, voltará ao normal. cofcofcofvestibularcofcofcof


-Obrigado a todos os que acessam o blog, pois julho teve mais de 3300 visitas!

-A enquete de julho terminou, e os leitores mostraram opinião formada acerca da batalha de portáteis. Dos 17 votos, 13 (76%) preferem o 3DS e apenas 4 (23%) preferem o Vita. No começo de setembro, o Boteco Gamer completa 2 anos, então eu quero fazer um balanço geral. Qual é a melhor sessão, e qual precisa melhorar? Votem!

-Não deixem de escutar e baixar o CD demo da banda DustUp!

-Sigam o Boteco Gamer no twitter e curtam no facebook!

-Posts mais visitados nos últimos 30 dias:

terça-feira, 31 de julho de 2012

Os bastidores de um game para celular

Encontrei isso no site Kotaku e achei muito interessante, principalmente para quem gosta e pretende estudar design de games e seguir carreira. O cara acha que vai estar no próximo Zelda e acaba fazendo o jogo do Neymar pra celular. Os designers de Beeing, um jogo de celular muito bonitinho, fizeram o rascunho de todas as fases à mão em papel, e deu pra perceber que, mesmo um jogo simples pode dar muito trabalho. Olhem as fotos:
Cada fase pode ser enrolada como um pergaminho
Esse é o jogo inteiro
Quando tudo está esticado, é impressionante


E esse é o resultado!

Muito interessante isso. Se para um simples platformer como esse, há toda essa dedicação, imagine para criar um Zelda, GTA, Skyrim, com mapas gigantescos, do nada...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Afinal, 'hype' ajuda ou prejudica?

"Hype" é a expectativa gerada em torno de alguma coisa. Normalmente, quando um jogo é lançado, há um certo hype sobre ele, principalmente quando ele é muito esperado pelos gamers. Mas será que toda essa expectativa é boa ou ruim para um jogo afinal? Eu diria que ela é boa para a produtora e ruim para os próprios jogadores.
Bom para a produtora porque alavanca as vendas. O hype pode vir dos próprios fãs ou por meio de estratégias de marketing, mas independente do método usado, vai ajudar a vender o game. As pessoas compram sem ter a certeza de que o jogo é realmente bom, simplesmente porque todo mundo está comentando sobre ele, e é um game muito esperado. Duke Nukem Forever é um ótimo exemplo disso. O jogo ficou 15 anos sendo produzido, e gerou uma expectativa gigantesca em torno dele, ajudando a vender mais.

Porém, como eu disse, o hype é ruim para nós mesmos. Duke Nukem Forever não era tão bom quanto esperávamos - estou sendo generoso até - e acabou decepcionando a todos. Não fosse as expectativas que as pessoas tinham, talvez o game não vendesse nem a metade do que vendeu, mas ninguém teria ficado tão decepcionado também.
Por outro lado, Spec Ops, um game lançado recentemente e pouco conhecido surpreendeu a todos pela qualidade e originalidade, fugindo dos clichês do gênero FPS e ao mesmo tempo apresentando uma narrativa interessante e uma experiência muito divertida. No caso, o game não vendeu nem 10% do que Call of Duty Black Ops 2 vai vender quando for lançado, afinal Black Ops está sendo muito aguardado pelos fãs enquanto Spec Ops é desconhecido e desprovido de hype.

Mas é exatamente isso que faz com que as pessoas se surpreendam com o game. Se Black Ops 2 não for tão bom quanto esperam, vai ser uma decepção. Um game desconhecido não tem essa responsabilidade de superar as expectativas, já um game esperado tem a tarefa de sobreviver ao hype. O primeiro pode não vender tanto, mas surpreende. Já o segundo, não vai surpreender ninguém pois sua qualidade já era esperada, mas vende bem.
Por isso o tal do hype é bom para as empresas, que faturam mais com o jogo, mas é ruim para nós gamers, que podemos nos decepcionar. Se você espera que um game seja bom, o máximo que ele pode fazer é ser o que você espera. Mas se você não tem expectativas, ele pode surpreender.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Píxels da Semana #95

Nananananananana pixeeeels! Em dia de estréia do Batman, aqui estão as principais notícias do mundo dos games!

-Crysis 3 pode ser lançado no Wii U!

-Id Studios, que fez Doom e Rage, está contratando programadores para game da próxima geração!

-Quem comprar Resident Evil 6 na pré-venda na loja online da Capcom vai ganhar um guarda-chuva da Umbrella!

-Final Fantaxy Versus XIII não foi cancelado, ao contrário do que afirmavam boatos!

Lançamentos da Semana*
Playstation 3
-Dyad

Xbox 360
-Tony Hawk's Pro Skater HD

DS
-Petit Computer
-Rabi Laby 2

3DS
-Myst

*por um erro técnico, os Píxels da semana passada eu falei dos lançamentos dessa semana, então esses são os lançamentos da semana passada. Desculpem o transtorno.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Deja Vú #41 - Doom

Hoje o Boteco Gamer revira o baú para falar sobre o tataravô de Call of Duty.

Lançado em 10 de dezembro de 1993, Doom não foi o primeiro game de tiro em primeira pessoa - esse título é tradicionalmente concedido a Wolfenstein 3D - mas foi o jogo responsável por popularizar e consolidar o gênero FPS, que viria, na década seguinte, a dominar o mercado.

Na época, a maioria dos jogos eram platformers como os rivais Mario e Sonic ou RPGs como os primos distantes Final Fantasy e Dragon Quest, e os jogos de tiro eram sempre em terceira pessoa como Megaman e Metroid - que são platformers mas os protagonistas atiram também - ou shooters de nave como Space Invaders e Starfox.

Até que apareceu esse jogo com uma inovadora perspectiva em primeira pessoa, tiros, gráficos acima da média para a época, tiros, bastantr suspense e mais tiros. Doom é um jogo com uma pitada de terror em cada vez que você vira uma esquina com receio de se deparar com um inimigo prestes a devorar suas tripas.

Mas essa é uma parte da receita de sucesso que o game criou. Em Doom você está numa lua de Marte e deve enfrentar incontáveis demônios, o que gerou certa controvérsia em torno do enredo do jogo, que parecia ser muito pesado. Mas isso não espantou os jogadores, fazendo com que Doom fosse um sucesso, com mais de 10 milhões de pessoas jogando apenas dois anos após seu lançamento.

Doom foi eleito por parte da comunidade gamer como o melhor jogo de todos os tempos em 2004, teve sequências e foi relançado no Super Nintendo, Sega Saturn, Playstation, Xbox Live... Enfim, se você é fã de Call of Duty, Battlefield, Halo, Metroid Prime, Goldeneye, saiba que tudo isso foi possível graças a Doom.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Novo trailer e novidades de PES 2013

A Konami divulgou um vídeo novo demonstrando o próximo episódio de sua franquia de games de futebol. No trailer, vários jogadores são mostrados com suas características próprias da vida real, como o  Robben pegando a bola na ponta e puxando pro meio, Messi fazendo gol, Buffon pegando uma bola incrível, Damião comemorando em homenagem ao pai e Neymar fazendo dancinha. Confiram:

No site da Ponte Preta, foi confirmado que PES terá o campeonato brasileiro, ou pelo menos parte dele. Mas pelo trailer dá pra ver que além da macaca, o Inter, Santos e Flamengo também estarão licenciados. Há também rumores de que o game contará com a Concacaf, o torneio de clubes da América do Norte.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sandbox: tendência nos games atuais?

Antigamente os jogos se limitavam a platformers com fases lineares, nas quais o principal objetivo era ir do ponto A ao ponto B, passando por inúmeros obstáculos, desde inimigos até penhascos. As vezes o relógio também se tornava um obstáculo a mais nos estágios com tempo. Mas no fundo os games não davam liberdade ao jogador, que era obrigado a chegar ao final da fase pelo único caminho possível para avançar a outra fase, igualmente linear e assim por diante até o chefão final.

Com o surgimento de adventures como Zelda e RPGs como Final Fantasy, os jogos passaram a ter mundos abertos para a exploração e mais liberdade para o jogador tomar decisões sobre o que fazer em seguida. Mas ainda assim o gamer estava preso às amarras da história, e era obrigado a seguir um enredo pré-definido para conhecer o destino dos protagonistas. Até que surgiram os sandbox, como GTA.
Mais especificamente em 1997, o primeiro GTA foi lançado, ainda para PC, e posteriormente para Gameboy Color e Playstation. Com a evolução da tecnologia nos consoles, foi possível criar mapas cada vez maiores, mais vivos e realistas, e a franquia também se desenvolveu bastante até os dias de hoje. A Rockstar, aliás, é uma das pioneiras e talvez a empresa mais especializada em jogos do gênero, com GTA, Red Dead Redemption, LA Noire, Bully...

Mas hoje em dia, mesmo jogos de outros estilos estão utilizando mapas abertos como atrativos, no maior estilo sandbox. Assassin's Creed é um game de ação, Driver San Francisco é um jogo de corrida, e Skyrim um RPG, mas todos eles apresentam mundos enormes para ser explorados, e dão mais liberdade ao jogador, mesmo que ele tenha que seguir o roteiro do game certas vezes.
Há alguns dias eu falei sobre as várias eras pelas quais os games passaram nesse post. Talvez estejamos entrando na era do sandbox. 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

DLC: Dinheiro Levado do Consumidor?

O advento da internet nos consoles foi muito importante para a integração dos jogadores, e possibilitou o multiplayer online, com o qual você pode dar um pau nos seus amigos que moram longe sem sair de casa. Mas uma adição que a conexão com a internet trouxe ainda é um pouco polêmica. O conteúdo extra para download é uma boa ideia, e faz com que os games tenham sua vida útil prolongada. O problema é que as empresas andam abusando disso para ganhar dinheiro às custas dos jogadores, lançando games incompletos.
Essa imagem acima eu encontrei no site Kotaku, e ilustra muito bem a verdadeira sacanagem que acontece hoje. Na teoria, os DLCs, ou Downloadable Contents serviriam para adicionar um conteúdo extra, que não seria fundamental para o game original mas que aumentaria a vida útil colocando coisas novas, como acontece em games de tiro. Alguns mapas extras são lançados mais tarde, em formato de DLC, mas que não são imprescindíveis para o jogo.

Mas hoje em dia muitos jogos são lançados incompletos de propósito, já com o intuito de que algumas DLCs preencham o vazio. Vários jogos de luta têm personagens extras que já estavam planejados antes do lançamento do game. Ou então como em jogos que não têm algumas fases ou missões importantes, que só estão disponíveis para download pago.
O grande problema é que as DLCs são pagas. Ou seja, você trabalhou duro e suou a camisa pra comprar o tão sonhado jogo, mas para jogá-lo inteiro é necessário comprar mais algumas coisas. No final você acaba pagando por algo que já tinha pago. E esse tipo de conteúdo já é planejado antes até de lançar o jogo original.

Assassin's Creed 3 só será lançado no final de outubro, e os produtores já falaram sobre as DLCs que o jogo terá, que pelo jeito não serão poucas. Será que esse tipo de iniciativa é válida, ou será que é só mais um jeito de levar o dinheiro de nós, gamers, que apenas queremos jogar sem precisar ficar comprando conteúdo extra para ter o jogo inteiro?

domingo, 22 de julho de 2012

Píxels da Semana #94

Mais uma semana cheia de notícias, e é pra isso que os Píxels da Semana estão aí.

-Battlefield 4 foi confirmado pela EA!

-Em Taiwan, um homem de 18 anos morreu depois de jogar 40 horas seguidas de Diablo III. Só tenho um comentário sobre essa notícia: O_O''

-O analista Michael Pachter - o Milton Neves da indústria de games - criticou o Wii U dizendo que o console "não vai funcionar" e que apenas os fanboys da empresa irão comprá-lo. Em 2006 ele disse o mesmo do Wii, que hoje em dia é o console mais vendido da atual geração. Vamos ver o que acontece.

-A versão de Minecraft para X360 já vendeu 3 milhões de unidades!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Adidas miCoach

Xbox 360
-Adidas miCoach

DS
-To-Fu Collection
-Jewel Master: Cradle of Persia
-Decathlon 2012

Vita
-Foosball 2012


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Novos trailers de PES 2013!

Parece que a Konami está realmente investindo para aprimorar sua franquia de futebol. PES 2013 terá várias mudanças na jogabilidade, algumas bem visíveis, mas ainda aparenta estar muito robotizado. Tirem suas próprias conclusões:

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil colônia pode virar tema de Assassin's Creed!

Durante uma entrevista concedida aos próprios fãs, Sebastian Puel, produtor executivo da série Assassin's Creed disse que o Brasil colônia seria um cenário interessante para um game da franquia. Ele afirmou ser um grande fã da cultura brasileira e disse que sua mulher passou parte da infância no Rio, além disso ele já veio ao país algumas vezes e conheceu bem São Paulo, Rio de Janeiro e o nordeste. A cidade que mais o impressionou foi São Luis (MA) pela arquitetura.

Ele falou também que os fãs brasileiros foram os que demonstraram ser os mais apaixonados pela série, e que o mercado brasileiro está em expansão, por isso a Ubisoft voltou seu olhar para as terras tupiniquins. A entrevista inteira é bastante interessante, mas ele acaba não confirmando nem negando nada, afinal, segundo ele, adivinhar onde vai se passar o próximo game faz parte da brincadeira. Mas citou também a Revolução Francesa - eu, pessoalmente, torço muito por um AC nesse contexto!

Além disso, a Ubisoft mostrou um trailer de AC Liberation, para PS Vita:



Fonte

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Review #32 - LA Noire

Não, esse game não é novo. Ele foi lançado no ano passado. Mas eu estou jogando ele bastante ultimamente, e decidi fazer um review, mesmo não sendo um jogo atual. Melhor que nada, certo?
Ficha técnica
Produtora: Rockstar Games
Desenvolvedora: Team Bondi/Rockstar
Gênero: Sandbox/Ação
Data de Lançamento: 17 de maio de 2011
Plataformas: PS3, X360

Apresentação: 9,5
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 10
Replay: 9,0
NOTA: 9,5


Já pensou se a Rockstar fizesse um GTA ao contrário, no qual você fosse um detetive e tivesse a árdua tarefa de investigar crimes como homicídios e procurar por pistas, interrogar testemunhas e suspeitos, até encontrar os assassinos e colocá-los atrás das grades? E se esse game tivesse como pano de fundo a cidade de Los Angeles, na década de 1940, logo após a II Guerra Mundial, e o protagonista fosse um veterano de guerra e um dos poucos oficiais honestos da cidade? Pois acredite, a Rockstar fez. E caprichou.


LA Noire é um game não tão famoso, nem tão "mainstream" como seus primos GTA e Red Dead Redemption, mas eu diria que é uma das melhores experiências que eu já tive com videogames, e só não ganhou o prêmio de jogo do ano porque em 2011 foram lançados muitos jogaços como Assassin's Creed Revelations, Zelda Skyward Sword, Skyrim, Batman Arkham City e Portal 2, que roubaram a cena.
Eu não escondo de ninguém que a Rockstar é uma das minhas empresas favoritas, e que é extremamente difícil achar um jogo ruim dela. Ultimamente ela anda se especializando em ambientar jogos em cenários bem inusitados e interessantes. RDR, no velho oeste, Max Payne em São Paulo e LA Noire em Los Angeles, década de 40. Com isso os roteiristas puderam explorar temas bem interessantes, como a ascensão de Hollywood.

À princípio, os gráficos parecem normais. Mas isso muda quando você vê o grau de realismo na fisionomia das pessoas. E não só nos personagens principais, mas em todos os personagens, principalmente naqueles que são interrogados. Alguns atores foram contratados e tiveram seus movimentos faciais capturados para que seja possível perceber quando estão mentindo pelas expressões que fazem. Devido à esses aspectos, o tamanho do jogo foi bem expandido, e a versão para Xbox 360 possui três discos!
Todos os diálogos são dublados, e as dublagens são praticamente perfeitas. LA Noire chega a parecer um filme, de tão realista nesses aspectos. A trilha sonora dá o tom da ação, ou do suspense, e se encaixa em cada momento. A jogabilidade é bem melhor que a de GTA, ficando melhor para mirar, atirar e dirigir também, mais semelhante com a de Red Dead Redemption. Infelizmente, a cidade não é tão viva e nem tem tantas coisas a se fazer como em GTA, mas existem vários crimes, carros secretos e prédios famosos espalhados por LA.

Outro ponto negativo do jogo é que ele pode se tornar repetitivo caso você não seja paciente, pois existem alguns casos bem parecidos, mas normalmente os casos são variados, e entre uma investigação e outra você pode estar dirigindo na rua e um chamado aparecer para solucionar um crime por perto, que quebra o ritmo do jogo e aumenta bastante a vida útil, dando uma dose a mais de ação ao game quando você estiver achando a investigação muito monótona.
LA Noire é uma grande mistura do mundo aberto de GTA, a investigação de Ace Attorney e CSI, a jogabilidade de Red Dead Redemption, e em alguns pontos até o suspense de livros do Dan Brown. Ou seja, não tinha como dar errado. O equilíbrio entre a procura das pistas e a ação dos tiroteios e das perseguições também é um fator que conta muito na qualidade do game. Enfim, um dos melhores jogos que você pode encontrar por aí.

domingo, 15 de julho de 2012

Um Joystick, Um Violão #9

Mais um vídeo de paródias do Marcos Castro!
Canal do Youtube

Píxels da Semana #93

Demorou mas chegou! A sessão de notícias do blog pegou trânsito na marginal Tietê e demorou dois dias para chegar. (Sim, já inventei desculpas menos esfarrapadas na vida)

-Game do herói Deadpool em produção! Confira o trailer: 

-Battlefield 4 está à caminho! E quem comprar Medal Of Honor Warfighter terá acesso a uma versão beta de BF4. Pelo menos era o que anunciava a loja online da EA até que isso fosse retirado do ar... algum estagiário deve ter sido demitido.

-A Sony fez um registro na Anatel (sim, a agência reguladora de telecomunicações brasileira) de um novo modelo de PS3, que seria menor e viria em 3 versões: 16GB, 250GB e 500GB. Pode ser que o modelo seja revelado na Gamescom, que ocorre na Alemanha.

-As vendas do 3DS chegaram a 5 milhões de unidades nos EUA! O pequeno notável da Big N anda vendendo muito bem por aí...

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Resident Evil: The Umbrella Chronicles
-Resident Evil: The Darkside Chronicles
-Dyad

Xbox 360
-Tony Hawk's Pro Skater HD

DS
-Petit Computer

3DS
-Heroes of Ruin
-The Phantom Thief Stina and the 30 Jewels

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deja Vú #40 - Starfox

A sessão nostálgica do blog vai relembrar hoje mais um dos clássicos do Super Nintendo:
Lançado em 1993 pro SNES, Starfox foi um jogo bastante inovador, que trouxe um salto impressionante na capacidade gráfica de sua geração. Numa época na qual os games não passavam de borrões de píxels e ninguém dava muita atenção à parte visual, Starfox foi na contramão e apresentou ao mundo o Super FX, um processador novo usado no game que possibilitou os gráficos tridimensionais com polígonos.

Essa novidade foi muito bem-vinda, e abriu um imenso leque de possibilidades para o desenvolvimento de games, em vários gêneros. O próprio Starfox seria um fracasso se não tivesse gráficos 3D para que a jogabilidade fosse melhor e a perspectiva levada em conta. Tanto comercialmente como em crítica o game foi um grande sucesso, afinal não só tem um visual incrível para a época, mas por ser realmente um jogo muito bom.
Starfox, conhecido na Europa e na Austrália como Starwing por questões de marca registrada, conta a história de Fox McCloud e seus companheiros do time Starfox, todos pilotos de naves que combatem os Andross. O jogador controla a nave de Fox, um Arwing, que passa por várias localidades distintas, sempre sendo atacado por diversos inimigos, e no final de cada fase há um chefão que deve ser derrotado para avançar.

Durante as fases também existem vários power-ups que ajudam o protagonista a lutar contra naves inimigas, robôs e outras criaturas. Ao contrário da maioria dos jogos desse estilo, em Starfox a nave não se move em velocidade constante, podendo se acelerar ou frear para tentar escapar de ataques e investidas. E o sistema de dano apresenta uma barrinha que mostra o quanto a aeronave consegue aguentar de pancadas antes de ser destruída.
Em Starfox, você não está sozinho. Em cada fase, alguns companheiros te ajudam e conversam com você. O que não quer dizer que o game seja fácil. Existem três caminhos diferentes que podem ser feitos do começo ao fim do jogo, cada um com um nível de dificuldade, mas os três com estágios diferentes, o que também aumenta a vida útil do jogo.

Um dos fatores que mostra como Starfox foi bem recebido foram suas notas.8,75/10 da EGM, 34/40 da Famitsu e 4,125/5 da Nintendo Power, além da média 86/100 do Gamerankings. A série cresceu, ganhando versões para outros consoles, como Starfox 64, Starfox Assault, Starfox Adventures, Starfox Command, Starfox 64 3D, e há quem diga que o Wii U deve receber um game da franquia.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Assassin's Creed vai virar filme!

A Ubisoft está com um projeto de transformar várias de suas principais séries em filmes, e parece que a primeira vítima será Assassin's Creed. Ainda não se sabe se a película será fiel ao game, e em qual parte da história será baseada, mas já é fato que a aventura de Desmond, Ezio, Altaïr e Connor vai para as telonas mais cedo ou mais tarde. Michael Fassbender deve ser o ator principal, e também vai participar da produção do filme.

Após o filme Prince of Persia: Sands of Time, a Ubisoft pretende usar franquias como Assassin's Creed, Ghost Recon e Splinter Cell para aumentar sua base de fãs e o alcance de suas produções. Além disso, Raving Rabbids terão uma série de TV no canal Nickelodeon. Esses não são os primeiros exemplos de jogos que migram para os cinemas, e existem muitos fiascos que ocorreram nessa transição. Espero que a Ubi saiba conduzir esse projeto.

Games como Final Fantasy, Mortal Kombat, Resident Evil, Street Fighter. Max Payne e até Mario já receberam versões em filme. Mas a maioria não é muito bem aceita, afinal é difícil transformar um jogo em uma película - muito mais difícil que fazer o caminho contrário - mantendo suas características sem deixar de agradar aos fãs. Vamos ver como vai ser o filme de Assassin's Creed.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Píxels da Semana #92

Notícias, notícias e mais notícias. Pra isso mesmo que existem os Píxels da Semana, o seu resumo semanal de novidades.

-EA afirma que pode, num futuro próximo, vender seus jogos apenas digitalmente. Será o fim das lojas físicas e dos discos?

-Playstation All-Stars Battle Royale deve ser lançado em 23 de outubro para PS3 e Vita. Por enquanto o game conta com um elenco considerável. Kratos, Nathan Drake, Sly Cooper, entre outros personagens devem estar presentes, num total de 10 lutadores.

-Marvel vs Capcom Origins deve ser lançado em setembro!

-Rumor: Sony vai lançar um PS3 slim bem menor, mas ainda não passa de especulação.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Test Drive: Ferrari Racing Legends

Xbox 360
-Test Drive: Ferrari Racing Legends

Wii
-Let's Create! Pottery

DS
-3,2,1... WordsUp!

3DS
-Theatrhythm Final Fantasy
-Family Tennis 3D
-Akari By Nikoli

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Novo trailer de Assassin's Creed 3

A Ubisoft revelou um novo trailer do jogo mais esperado do ano - na minha humilde opinião. Confiram, e sintam todo o clima de Assassin's Creed 3:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Review #31 - The Amazing Spiderman

Faz tempo que não tem review aqui no blog, então aqui está a análise de um game bem recente!
Ficha técnica
Produtora: Activision
Desenvolvedora: Beenox
Gênero: Sandbox/Action/Hack 'n Slash
Data de lançamento: 29 de junho
Plataformas: PS3, X360, Wii, DS, 3DS

Apresentação: 8,5
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
NOTA: 8,5


Jogos baseados em filme têm fama de serem ruins. Por vários motivos. Costumam ser feitos às pressas para que o lançamento seja simultâneo ao da película, normalmente são feitos por desenvolvedoras desconhecidas, e com orçamento baixo para cortar gastos e lucrar mais com o projeto do filme. Esse tipo de jogo não costuma passar de um mero coadjuvante do filme, na verdade. Claro que existem exceções, e The Amazing Spiderman é uma delas.


O amigão da vizinhança está de volta aos consoles num game baseado no longa-metragem de mesmo nome que chegará às telonas esse ano. The Amazing Spiderman te coloca em meio a uma trama que é um pouco confusa para quem não conhece alguns personagens novos, que nem são formalmente apresentados. Mas o clima do jogo tem tudo a ver com as aventuras do homem aranha, e desde a primeira missão você já se sente na pele de Peter Parker.
Os gráficos são bonitos, e nem a versão para Wii decepciona. O visual de Manhattan está incrível no jogo, e essa paisagem pode ser apreciada do topo de vários prédios altos. Outro fator que ajuda na imersão do game é a parte sonora, que está impecável. Diálogos dublados, sempre em tempo real, e muitos sons do cenário e das teias dão um toque a mais. A trilha sonora dá o tom de ação enquanto a pancadaria rola solta.


Mas aí que o jogo peca. O esquema de controles é confuso, jogabilidade não é fluida, e muitas vezes não conseguimos controlar direito o amigão da vizinhança, principalmente quando ele está no ar. Mas uma adição muito bem-vinda é um botão que faz o tempo quase parar, enquanto você decide onde lançar a teia. Isso faz com que você consiga raciocinar muito melhor em meio à ação, e tome suas decisões, corrigindo um pouco os erros da jogabilidade.
Peter Parker dando uma linda meia bicicleta
Os combates mostram que o jogo bebeu bastante da fonte de Batman Arkham City. Rodeado de capangas inimigos, o cabeça de teia consegue se virar muito bem, realizar vários combos, e tudo apenas esmagando o botão de ataque. Também há avisos na tela para esquivar e desferir golpes especiais. As cenas de ação são bastante cinematográficas e fazem você se sentir um super herói de verdade - até você lembrar que fez tudo aquilo apenas massacrando um botão incessantemente.


As missões, ao longo do tempo, acabam ficando repetitivas, e o que você mais quer é chegar logo no final da história, já que não aguenta mais lutar contra zilhões de capangas, robôs e aberrações genéticas. Na versão para Wii, os estágios são selecionados num mapa, enquanto nos outros consoles, o mundo é aberto para exploração, o que ajuda a relaxar entre uma fase e outra. Sem falar que não existe coisa mais divertida que sair por Manhattan lançando teias.
O jogo tem muito conteúdo extra, o que aumenta bastante a vida útil para quem tiver a paciência de sair coletando e destravando tudo. No final das contas, The Amazing Spiderman é um jogo com várias falhas, mas muito divertido, e até recomendável pra quem é fã do homem aranha - como eu.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Checkpoint #26

Mais um mês se foi, e a sessão mensal de avisos do blog vem para... avisar.

-Nesse mês de julho, este humilde blogueiro que vos escreve vai passar férias fora e não vai ter como postar na semana que vem. Peço desculpas de antemão, e já deixo avisado para que todos saibam!

-Obrigado a todos que acessam o blog, no mês passado foram 3700 visitas!

-A enquete sobre a E3 terminou e os leitores acham que a melhor conferência foi a da Ubisoft (35%), seguida pela Nintendo (28%), Sony (21%), Microsoft (7%) e EA (7%). A enquete desse mês é direta e polêmica. Qual é o melhor: 3DS ou Vita?


-Não deixem de escutar e baixar o CD demo da banda DustUp!

-Sigam o Boteco Gamer no twitter e curtam no facebook!

-Posts mais visitados nos últimos 30 dias:

Até a próxima!

sábado, 30 de junho de 2012

Píxels da Semana #91

A edição de número 91 dos Píxels da Semana demorou, mas chegou!

-THQ estaria cancelando vários de seus lançamentos. Muitos rumores dizem que a empresa está quase falindo. Será?

-Halo 4 só deve ser lançado em novembro, mas já estaria quase completo segundo a desenvolvedora do jogo, a 343 Industries.

-Blizzard estaria fazendo um jogo novo, mas nada confirmado...

-Black Ops 2 deve ser lançado em 13 de novembro segundo algumas imagens vazadas!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-The Amazing Spiderman
-Resident Evil: Chronicles HD Collection
-Spec Ops: The Line
-Record of Agarest War
-London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games

Xbox 360

-The Amazing Spiderman
-Resident Evil: Chronicles HD Collection
-Spec Ops: The Line
-London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games
-Sledge Hammer

Wii
-The Amazing Spiderman
-Just Dance Greatest Hits

DS
-The Amazing Spiderman
-Jewel Master: Cradle of Rome 2

3DS

-The Amazing Spiderman
-Jewel Master: Cradle of Rome 2

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Deja Vú #39 - Top Gear

Hoje a sessão nostálgica do blog relembra um dos grandes clássicos do Super Nintendo. Um dos mais antigos games de corrida que existem...
Nem todo jogo bom necessariamente é feito por empresas de renome, e Top Gear é uma prova viva disso - sim, viva nos corações de muitos jogadores mesmo depois de 20 anos. Lançado em 1992, produzido pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics, Top Gear é um dos primeiros games de corrida que fizeram sucesso, e é praticamente o bisavô de Need For Speed, Gran Turismo e Forza Motorsport.

Claro que Top Gear não foi o primeiro jogo do gênero, até por ter semelhanças com Lotus Esprit Turbo Challenge (1990) e Rad Racer (1987) mas é um game que fez muito sucesso, principalmente em meio aos gamers das antigas na época dos arcades. E apesar de ter sido lançado duas décadas atrás no SNES, seus gráficos são bonitos e dão uma impressão de profundidade, mesmo sem o advento dos polígonos. Os cenários mudavam de acordo com o país no qual a corrida acontecia, e o objetivo principal do game era se tornar o melhor piloto do mundo, por meio de desafios por todo o planeta.
O jogador podia escolher entre quatro modelos de carros, cada qual com suas vantagens e desvantagens, e a transmissão podia ser manual ou automática. Isso tornava as corridas bem interessantes e equilibradas, pois era possível escolher um automóvel que se adequasse mais ao jeito de pilotar. As corridas de Top Gear também contavam com nitros e até pit stops obrigatórios.

Entre os países presentes no game estão EUA, México, Suécia, Peru, Finlândia, Itália, Reino Unido e... Brasil-sil-sil! Top Gear também tinha um modo multiplayer, que é sempre uma das partes mais importantes de um jogo de corrida. E apesar de não ser tão famoso em outros lugares do mundo, e não ter tido tantas críticas positivas, o game tem várias continuações, para SNES, N64, Genesis, GBA, GameCube...
Um game que traz nostalgia a muitas pessoas, e que será lembrado por muitos anos ainda! Mais um clássico do SNES para a vasta biblioteca de games eternos do console.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Perfil #10 - Akira Toriyama

Quem já acompanha o blog há tempos, sabe que a sessão Perfil foi feita pra falarmos sobre grandes criadores de games. Se você reconheceu o nome no título do post, deve ter achado estranho. Mas sim, vamos falar de um dos maiores desenhistas de mangá do mundo - que também desenhou para vários games!
Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, Akira Toriyama pode até não ser o criador do estilo mangá, mas com certeza foi responsável por grande parte da sua popularização, principalmente nas décadas de 80 e 90, com seu principal trabalho, Dragon Ball. Seu traço ficou mundialmente conhecido, e influenciou dezenas de outros artistas, tanto nos games quanto nos mangás. Nem preciso falar sobre o sucesso da série Dragon Ball...

Mas tudo começou em 1979, com Wonder Island, um mangá que ele desenhava para a revista Weekly Shonen Jump, uma das mais populares do Japão. Ele já demonstrava talento, mas só começou a ter sucesso alguns anos mais tarde com Dr Slump, sua primeira obra famosa. Em 1984, ele começou a fazer Dragon Ball, que foi um sucesso imenso e instantâneo, quebrando vários recordes de vendas de mangás na época, e tendo 11 anos de publicação no Japão, com mais de 500 capítulos em 42 volumes.
Seu estilo inconfundível de desenho foi então usado nos games, e ele já começou em alto nível. Seu primeiro trabalho foi em Dragon Quest, um dos RPGs mais populares da época, principalmente no Japão. Se hoje, a maior parte dos RPGs tem personagens com cabelo estranho e traço de mangá, a culpa é de Akira Toriyama.

Em 1994, ele foi chamado para fazer parte de um dream team do desenvolvimento de games, e trabalhou como designer ao lado de Tetsuya Nomura, outra lenda dos desenhos. O jogo foi nada menos que Chrono Trigger, um dos melhores e mais aclamados RPGs de todos os tempos. Toriyama continuou com seus trabalhos em outros games do gênero, e em 2007 também emprestou seu traço à Blue Dragon, em parceria com a Microsoft.
Akira Toriyama representa o encontro - muito bem sucedido - entre games e mangás, e mostrou que esses dois mundos não são tão distantes. Mesmo quem não é fã de seu traço simples e cheio de linhas retas tem de admitir: o cara é fera.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Notícias sobre PES e FIFA!

Nos últimos dias, as duas franquias rivais de futebol, FIFA e PES, tiveram algumas notícias importantes, o que mostra que tanto a EA quanto a Konami estão se preparando para a versão 2013 de seus jogos. Pelo jeito os próximos lançamentos serão excelentes, e parece que terão muitas novidades por aí. Vamos começar com a capa de FIFA 13 que foi divulgada:
O FIFA também contará com a narração de Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro aqui no Brasil. Isso é provavelmente uma resposta ao concorrente, que tem Silvio Luiz e Mauro Beting narrando as partidas. A Eletronic Arts prometeu melhoras no modo carreira do jogo, que não é dos melhores atualmente, e provavelmente a jogabilidade também deve ser aprimorada, mesmo sendo esse o ponto forte do game. As cobranças de falta vão ter muito mais possibilidades para jogadas ensaiadas e os jogadores vão ter mais dificuldade de dominar a bola quando estão sob pressão. Ou seja, o realismo vai continuar sendo o tom do game.

Outra novidade é o estádio The King Fahd, da Arábia Saudita:

Já a Konami, apesar de não ter anunciado oficialmente nada, deixou vazar uma informação muito importante: os novos comandos de PES 2013! Isso mesmo, o game vai ter seus controles reformulados, apesar de não ter nenhuma mudança absurdamente drástica. Parece que a jogabilidade do game vai ficar mais agradável pelo menos...
A briga pelo segmento de jogos de futebol vai esquentar... quem tem a ganhar com isso somos nós, jogadores, que teremos games melhores a nossa disposição.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como vai ser o próximo Smash?

A Nintendo anunciou semana passada que o próximo game da série Super Smash Bros estará a cargo da Namco-Bandai, empresa de jogos como Tekken, Ace Combat, Pac-Man e Soulcalibur, e será lançado no 3DS e Wii U. O próprio criador da série, Masahiro Sakurai, disse que o projeto ainda está no início, e a Namco-Bandai prometeu que vai organizar um dream team para desenvolver o novo Smash, e que vai utilizar toda a experiência que tem com jogos de luta.

Ou seja, se você é fã de Tekken, já pode esperar que o Smash vai ter uma jogabilidade, se não parecida, inspirada na do tradicional game de luta. Isso vai ajudar muito a série, dando a ela um toque diferente e aprimorando um dos pontos cruciais do jogo, que é o próprio gameplay. A Nintendo não tem tanta experiência com games do gênero, e delegar o desenvolvimento à Namco-Bandai foi uma excelente ideia, que vai abrilhantar mais ainda a franquia.

O próprio anúncio, por parte da Big N, foi muito bem feito e fez com que vários receios dos fãs desaparecessem e se transformassem em expectativa. Apesar de ser um dos melhores games do Wii, Super Smash Bros Brawl tinha erros, e a parceria com a Namco-Bandai foi uma forma de mostrar que tudo vai ser corrigido no quarto jogo da série, e que todos podem ficar tranquilos, além de tentar tirar a atenção do Playstation All-Stars Battle Royale, o novo concorrente de Smash.

As duas empresas já haviam trabalhado juntas em Starfox Assault, Mario Kart Arcade GP, entre outros, e é claro que uma parceria entre Nintendo e Namco-Bandai só poderia render bons frutos. Mesmo assim, provavelmente a essência do jogo não deve mudar drasticamente, até porque Smash não é um jogo de luta convencional, e a mecânica diferenciada é exatamente uma das chaves para o sucesso da série. Porém, a parte técnica do jogo, como o balanceamento dos lutadores e a física aplicada deve ser melhorada com o novo time de desenvolvimento.

Provavelmente as mudanças mais significativas estarão nos extras do jogo, como o modo história e a interação entre o Wii U e o 3DS, que será o atrativo principal do Smash 4. Outra possibilidade é que alguns personagens da Namco-Bandai estejam presentes no game, o que não seria nenhuma novidade depois do Sonic em Brawl, e seria bem interessante. Já pensou numa luta entre Mario e Pac-Man?

domingo, 24 de junho de 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Píxels da Semana #90

Quem diria, hein? A sessão de notícias do Boteco Gamer chegou a sua edição número 90! Eu realmente não imaginava que esse blog ainda estaria ativo após 90 semanas... mas vamos ao que interessa!

-A Nintendo anunciou o 3DS XL! O novo modelo será lançado em 19 de agosto (28 de julho na Europa), e além de ser maior - bem maior - e ter telas enormes, a bateria vai durar até 6 horas e meia, vai custar cerca de 200 dólares, e aguardem por mais informações...

-O novo Super Smash Bros, que será lançado no Wii U e no 3DS, está sendo produzido pela Namco-Bandai! Outros jogos anunciados pela Big N foram Kirby Memorial, Pocket Soccer League Calciobit, Samurai Warriors Chronicles 2, Lost Heroes, Shin Megami Tensei: Devil Summoner Soul Hackers, Animal Crossing e Project X Zone.

-Metal Gear Solid 5 confirmado, mas sem mais detalhes...

-Okami HD anunciado para PS3!

Lançamentos da semana
Playstation 3
-LEGO Batman 2: DC Super Heroes
-Brave: The Video Game

Xbox 360
-LEGO Batman 2: DC Super Heroes
-Steel Battalion: Heavy Armor
-Brave: The Video Game

Wii
-LEGO Batman 2: DC Super Heroes
-Brave: The Video Game

DS
-Pokémon Conquest
-LEGO Batman 2: DC Super Heroes
-Brave: The Video Game

3DS
-LEGO Batman 2: DC Super Heroes

Vita:
-LEGO Batman 2: DC Super Heroes

Destaque da semana: porque a Nintendo não anunciou o 3DS XL na E3?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Assassin's Creed 3: renovação na série!

O Boteco Gamer já contou a história de como Assassin's Creed nasceu, e já se sabe que o game seria apenas um spin-off de Prince of Persia, mas acabou ganhando uma chance e surgiu como uma franquia nova. Então, o primeiro lançamento da série ocorreu em 2007, e foi muito bem aceito. Dois anos após, saiu a continuação, que mudou vários aspectos da jogabilidade. Desde então, todos os jogos lançados mantiveram a mesma engine, até que agora AC3 vem para chutar tudo para o alto e começar do zero!

Os fãs da série vão ter que se acostumar novamente e pegar as manhas do jogo, como se estivesse experimentando um game totalmente novo. Além disso, toda a tecnologia por trás do game foi feita do zero, ou seja, nada é adaptado das versões anteriores. Esse é o motivo pelo qual a série ficou três anos sem um game da série "principal".

Agora, a jogabilidade foi completamente reformulada para se adaptar a Connor, o novo protagonista, que nasceu e cresceu numa tribo indígena e está acostumado a se locomover nas florestas, por entre as árvores. Não teremos mais monumentos históricos como o Coliseu, a Hagia Sophia ou catedrais medievais, afinal o game se passa no "novo mundo", ou seja, a América.

O jeito de jogar vai ser diferente, não só pela ambientação e pelas características de Connor, mas também pelas circunstâncias. Haverão muitas cenas de combate em lugares abertos, em meio à guerra de libertação. Sem falar que agora, não vamos mais nos preocupar tanto com capangas chatos em cima dos telhados, mas sim com lobos e ursos.

Confiram um vídeo do gameplay de AC3, e vejam como vai ficar diferente:

terça-feira, 19 de junho de 2012

"Indústria" de games

Dizem que a essência dos videogames é a diversão, pura e simples. Nós, jogadores, crescemos acreditando nisso e vivemos muito bem com essa realidade, afinal pensamos que os jogos estão lá prioritariamente para nos divertir e nos fazer relaxar. Mas será que essa ideia está realmente correta?
Antes de mais nada, saibam que sim, os games realmente foram feitos para divertir. Essa não é a questão central do texto de hoje. O "x" da questão é que os jogos estão inseridos num cenário econômico muito maior, e não podemos nos esquecer que por trás de cada píxel está toda uma indústria de games. E quando se fala em indústria, é impossível não relacionar isso a dinheiro.

Os games são a indústria que mais cresce no mundo, obtendo lucros quase duas vezes maiores que os filmes, segundo especialistas. Em 2010, os jogos movimentaram US$60 bilhões, enquanto todas as películas produzidas em Hollywood faturaram "apenas" US$31,8 bilhões. Call of Duty: Modern Warfare 2, lançado em 2009, gerou 550 milhões de dólares em vendas nos primeiros cinco dias. CoD Black Ops bateu esse recorde no ano seguinte, com 650 milhões, que foram batidos ano passado por CoD Modern Warfare 3, que arrecadou singelos 775 milhões de doletas nos primeiros cinco dias, tornando-se o lançamento mais bem-sucedido da história do entretenimento.
Isso é algo bom, certo? Com mais dinheiro as produtoras desenvolvem jogos melhores e quem ganha com isso é o consumidor. Bom, isso não deixa de ser verdade, em termos. Mas toda moeda tem dois lados - até as milhões de moedas que a Activision lucrou com a série Call of Duty. Muitas das empresas possuem capital aberto, ou seja, precisam atrair investimentos e gerar lucro para continuar funcionando. Todos sabemos que nem sempre o melhor jogo é o que vende mais...

É por isso que vários jogos baseados em filmes são produzidos às pressas e porcamente para serem lançados simultaneamente à versão para as telonas. Adaptações de filmes para consoles geralmente decepcionam e não são bem vistas pelos jogadores. Mas mesmo não correspondendo às expectativas, esse tipo de produção costuma vender bem. Afinal, muitos leigos não sabem que estão comprando um game mal feito, apenas por ter o nome do filme que tanto gostam estampado na capa. Outro exemplo são os joguinhos coloridos que assolam os consoles há tempos. Os gamers mais hardcore não gostam, mas é impossível negar que esses jogos vendam muito bem - mais do que merecem.

A necessidade de lucros também faz com que as empresas tenham medo de arriscar e se mantenham sempre numa zona de conforto. A Nintendo é um dos raros exemplos de inovação, e já se deu mal muitas vezes por tentar fazer coisas novas, como no caso do Virtual Boy. Os investidores não querem saber se os games são bons, mas sim se a empresa é lucrativa. Por essas e outras, eventos como a E3 andam sendo cada vez mais reticentes - para não dizer decepcionantes - e com poucas surpresas.

Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid, já disse uma vez que os consoles devem acabar em breve. Essa é a opinião compartilhada por muitas pessoas, e reforçada pelo avanço tecnológico dos smartphones, das smart TVs, entre outros aparelhos que podem tomar o lugar dos videogames num futuro não muito distante. Ou seja, o que faz a indústria de games crescer também pode estar acabando com ela.

Será que os jogos são realmente feitos para a diversão, ou não passam de mais uma parte de um sistema econômico que visa apenas o lucro, sem se preocupar com o bem do consumidor?

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rumores sobre um possível Xbox 720!

Semana passada mesmo eu já falei aqui no blog sobre o que espero da próxima geração de consoles, e que a atual geração já está um tanto quanto saturada. Talvez depois de ler esse post a Microsoft tenha resolvido agilizar a produção de seu Xbox 720, afinal alguns rumores bem interessantes começaram a pipocar.
Um documento de 56 páginas apareceu no Scribd pouco tempo atrás, contendo um verdadeiro dossiê sobre o que nós chamamos de Xbox 720. Porém o arquivo foi removido a pedido de um escritório de advocacia que por acaso tem como um de seus clientes a própria Microsoft. Ao que parece, segundo o documento o próximo console da empresa terá de quatro a seis vezes mais potência que o atual, se é que isso é possível.

A retrocompatibilidade com os jogos do X360 deve estar presente no X720, garantindo que o console tenha uma vasta biblioteca de games disponíveis já desde o lançamento. Além disso, um "Kinect 2.0" vai vir junto com o videogame, trazendo algumas funções melhoradas e suporte a quatro jogadores. Porém o que mais chama a atenção é que os planos da Microsoft aparentemente são transformar o Xbox 720 numa verdadeira central multimídia, indispensável para qualquer sala de estar.
Essa é a tendência que a empresa apresentou na E3 desse ano, com vários aplicativos pro X360 para ajudá-lo a se tornar uma máquina mais completa, e não se limitar apenas aos jogos. Creio que a conectividade realmente seja a palavra de ordem hoje em dia, como pode-se perceber pelos celulares smartphones, nos quais as ligações telefônicas são apenas um mero detalhe.O documento também faz referência a óculos de realidade aumentada, os "Fortaleza Glasses" que também deveriam ser um acessório do console.

Porém, apesar de tudo isso, nada é confirmado e as chances de tudo não passar de fake são muito altas. Até porque não faria sentido a Microsoft deixar de apresentar seu console na E3 e focar tanto em otimizar o Xbox 360, mostrando que ele ainda tem muito tempo pela frente. Mesmo assim, por mais que não seja nada oficial, esses rumores demonstram claramente o que devemos aguardar da próxima geração.