Após um longo hiato, a sessão nostalgia do blog está de volta à ativa! O game da vez é Super Smash Bros:
Primeiro game da série de luta da Big N, Super Smash Bros. nasceu da ousadia de seu criador, Masahiro Sakurai, que tinha um orçamento apertado para fazer apenas um jogo de luta comum que seria lançado só no Japão, mas resolveu colocar os mais famosos personagens da Nintendo sem permissão, e o projeto era tão bom que foi aceito e fez tanto sucesso que foi lançado mundialmente em 1999.
O game possui 12 personagens, sendo oito iniciais: Mario, Donkey Kong, Yoshi, Link, Samus, Kirby, Fox e Pikachu. Outros quatro lutadores eram destraváveis: Luigi, Captain Falcon, Ness e Jigglypuff. Esse número subiu para 25 em Super Smash Bros Melee, de Gamecube e 41 em SSBBrawl, de Wii.
O sistema das lutas em Smash foi uma novidade para a época, e mesmo hoje, não existe nada semelhante. Ao contrário dos outros jogos do gênero, os lutadores não possuem uma barra de vida, mas sim uma porcentagem que começa com 0%, e quanto mais tomam golpes, mais esse valor aumenta. Porém, mesmo que chegue no máximo de 999%, o lutador não morre. O único jeito de ser derrotado é sendo jogado para fora da tela. Quanto mais alta a porcentagem, mais "leves" ficam os personagens, e maior a chance de serem arremessados para fora da arena.
Esse sistema tornou as batalhas muito mais injustas, mas também mais descontraídas e extremamente divertidas, fazendo com que o game seja muito viciante. Afinal, quem nunca passou horas e horas jogando Smash sem perceber o tempo passar?
Um game original, autêntico, inovador e extremamente viciante. Com essa fórmula de sucesso, misturando um jogo de luta com um party game, Smash cresceu, conquistou fãs, ganhou continuações e já se tem notícia de um novo Smash para Wii U e 3DS. Mais que recomendado, Super Smash Bros é obrigatório para qualquer gamer!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Top 10 - Games para crianças
Hoje é o dia das crianças, então esse é um post especial dedicado aos pimpolhos de plantão! Os melhores games infantis:
10- Wii Sports
9- Spyro the Dragon
8- Rachet & Clank
7- Locoroco
6- Viva Piñata
5- Samba de Amigo
4- Mario Party
3- Tomba!
2- Crash Bandicoot
1- Nintendogs
Essa lista é um misto dos melhores jogos infantis da atualidade e alguns que marcaram minha infância, e eu recomendaria a uma criança!
10- Wii Sports
9- Spyro the Dragon
8- Rachet & Clank
7- Locoroco
6- Viva Piñata
5- Samba de Amigo
4- Mario Party
3- Tomba!
2- Crash Bandicoot
1- Nintendogs
Essa lista é um misto dos melhores jogos infantis da atualidade e alguns que marcaram minha infância, e eu recomendaria a uma criança!
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Vídeo de abertura de Zelda SS!
AVISO DE SPOILERS! Caso você não queira saber da história do game, NÃO assista o vídeo!
O enredo do jogo é explicado no vídeo, assim como a razão pela qual a cidade de Skyloft fica no céu, entre outras coisas. Pelo jeito, esse game promete...
O enredo do jogo é explicado no vídeo, assim como a razão pela qual a cidade de Skyloft fica no céu, entre outras coisas. Pelo jeito, esse game promete...
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Pac-Man faz 31 anos!
Um dos ícones globais dos videogames faz aniversário hoje! Pac-Man, também conhecido aqui no Brasil como "Come-Come", completa 31 anos de história. O primeiro game da bolinha famosa foi vendido no dia 10 de outubro de 1980, apesar de seu criador Toru Iwatani ter tido a ideia do jogo em maio do mesmo ano, ao observar uma pizza sem uma fatia durante um jantar.
Hoje, Pac-Man deixou de ser apenas um jogo e é uma lenda dos games, por ter revolucionado os arcades de sua época. Atualmente há muitos remakes, sequências e ports do game, e inúmeras homenagens, paródias, tirinhas, entre outras coisas relacionadas. Ele não alcançou esse status por acaso, afinal 31 anos é muito tempo no mundo dos games!
Hoje, Pac-Man deixou de ser apenas um jogo e é uma lenda dos games, por ter revolucionado os arcades de sua época. Atualmente há muitos remakes, sequências e ports do game, e inúmeras homenagens, paródias, tirinhas, entre outras coisas relacionadas. Ele não alcançou esse status por acaso, afinal 31 anos é muito tempo no mundo dos games!
domingo, 9 de outubro de 2011
sábado, 8 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Píxels da Semana #55
Hoje é sexta feira, dia de balada, mas também dia de notícias no Boteco Gamer!
-Sony revela intenção de fabricar consoles no Brasil! Ótima notícia para o país, que vem tendo cada vez mais investimentos na área de games!
-3DS Cool Ice anunciado:
-Capcom anunciou Monster Hunter Tri G pra 3DS!
-Treyarch está trabalhando em novo Call of Duty para um console da próxima geração!
-A Brasil Game Show, que ocorre no Rio de Janeiro, está acontecendo! Ótima chance para os cariocas conferirem as novidades do mundo dos games bem de pertinho! Ano que vem a feira será realizada em SP, de 11 a 14 de outubro de 2012.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
Xbox 360
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
-Just Dance 3
-Wii
Spiderman Edge of Time
-NBA 2K12
-Just Dance 3
DS
-Spiderman Edge of Time
PSP
-NBA 2K12
3DS
-Spiderman Edge of Time
-Tetris Axis
-Gabrielle's Ghostly Groove
-The Hidden
Destaque da Semana: a possibilidade de investimento da Sony em terras tupiniquins seria incrível, e é com certeza o destaque da semana! Além, é claro, da BGS, a maior feira de games do Brasil, que está acontecendo no RJ!
-Sony revela intenção de fabricar consoles no Brasil! Ótima notícia para o país, que vem tendo cada vez mais investimentos na área de games!
-3DS Cool Ice anunciado:
-Capcom anunciou Monster Hunter Tri G pra 3DS!
-Treyarch está trabalhando em novo Call of Duty para um console da próxima geração!
-A Brasil Game Show, que ocorre no Rio de Janeiro, está acontecendo! Ótima chance para os cariocas conferirem as novidades do mundo dos games bem de pertinho! Ano que vem a feira será realizada em SP, de 11 a 14 de outubro de 2012.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
Xbox 360
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
-Just Dance 3
-Wii
Spiderman Edge of Time
-NBA 2K12
-Just Dance 3
DS
-Spiderman Edge of Time
PSP
-NBA 2K12
3DS
-Spiderman Edge of Time
-Tetris Axis
-Gabrielle's Ghostly Groove
-The Hidden
Destaque da Semana: a possibilidade de investimento da Sony em terras tupiniquins seria incrível, e é com certeza o destaque da semana! Além, é claro, da BGS, a maior feira de games do Brasil, que está acontecendo no RJ!
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Review #20 - The Legend of Zelda Four Swords Anniversary Edition
Esse post era pra ser da sessão Deja Vú, mas como o game lançado pra DS não é um port do jogo de GBA, acho melhor fazer um review logo!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Grezzo Games
Gênero: Ação/Aventura, Puzzle
Data de Lançamento: 28 de setembro
Plataforma: DSiWare e 3DS eShop
Apresentação: 8,0
Gráficos: 5,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Vida útil: 7,0
NOTA: 9,0
Four Swords não é um Zelda comum. Normalmente, os games da franquia tendem a ser épicos, com aventuras logas e histórias interessantes, mas nessa versão, algumas características de Zelda foram ignoradas para dar lugar a um game com foco no multiplayer, mas que ainda mantém vivas as tradicionais dungeons da série.
O roteiro é tão simples que parece um jogo do Mario: a princesa foi sequestrada pelo vilão e cabe a você resgatá-la. Para isso, Link se utiliza da Four Sword, uma espada especial que o divide em quatro Links. Por isso o foco do jogo é no multiplayer. Na Anniversary Edition, um modo single player foi adicionado para quem não conhece ninguém que tenha um DS. Afinal, o game não tem modo online, e esse é o grande pecado.
Todas as dungeons possuem puzzles desenvolvidos para ser resolvidos com mais de um jogador, então no single player se controla 2 personagens simultaneamente. Ao se jogar com várias pessoas, os calabouços e chefes ficam mais fáceis por isso. Aliás, o design das fases é genial, como de costume na franquia. Mas os gráficos não foram muito bem trabalhados, e deixam bastante a desejar, principalmente se comparados aos outros Zeldas do DS.
A trilha sonora trás os grandes clássicos da série, que sempre teve bastante apelo musical. As músicas são tão boas que compensam a falta de dublagem nos raríssimos diálogos e o pouco capricho com a qualidade do som. A jogabilidade não tem nada demais e cumpre seu papel sem atrapalhar a jogatina de modo algum.
Os puzzles, aliados a momentos de ação, fazem parte do "feeling de Zelda", e Four Swords se resume a passar pelas dungeons e experimentar exatamente isso. Vários itens interessantes marcam presença no game, tornando os desafios mais engenhosos. Quem já jogou Zelda sabe que abrir uma porta após passar vários minutos quebrando a cabeça para descobrir o que era preciso fazer é uma sensação incrível.
Além da ausência do modo online e os gráficos medianos, o game também peca por ser curto. Com apenas algumas poucas horas de jogo, é possível salvar a Zelda. Mas pelo menos várias dungeons extras foram adicionadas para prolongar a vida útil do jogo, e o multiplayer também contribui para melhorar esse aspecto.
Zelda Four Swords Anniversary Edition já valeria a pena se fosse pago, mas como é gratuito, eu diria que é obrigação de todo dono de DSi e 3DS baixar e jogar em comemoração aos 25 anos da série!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Grezzo Games
Gênero: Ação/Aventura, Puzzle
Data de Lançamento: 28 de setembro
Plataforma: DSiWare e 3DS eShop
Apresentação: 8,0
Gráficos: 5,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Vida útil: 7,0
NOTA: 9,0
Four Swords não é um Zelda comum. Normalmente, os games da franquia tendem a ser épicos, com aventuras logas e histórias interessantes, mas nessa versão, algumas características de Zelda foram ignoradas para dar lugar a um game com foco no multiplayer, mas que ainda mantém vivas as tradicionais dungeons da série.
O roteiro é tão simples que parece um jogo do Mario: a princesa foi sequestrada pelo vilão e cabe a você resgatá-la. Para isso, Link se utiliza da Four Sword, uma espada especial que o divide em quatro Links. Por isso o foco do jogo é no multiplayer. Na Anniversary Edition, um modo single player foi adicionado para quem não conhece ninguém que tenha um DS. Afinal, o game não tem modo online, e esse é o grande pecado.
A trilha sonora trás os grandes clássicos da série, que sempre teve bastante apelo musical. As músicas são tão boas que compensam a falta de dublagem nos raríssimos diálogos e o pouco capricho com a qualidade do som. A jogabilidade não tem nada demais e cumpre seu papel sem atrapalhar a jogatina de modo algum.
Os puzzles, aliados a momentos de ação, fazem parte do "feeling de Zelda", e Four Swords se resume a passar pelas dungeons e experimentar exatamente isso. Vários itens interessantes marcam presença no game, tornando os desafios mais engenhosos. Quem já jogou Zelda sabe que abrir uma porta após passar vários minutos quebrando a cabeça para descobrir o que era preciso fazer é uma sensação incrível.
Além da ausência do modo online e os gráficos medianos, o game também peca por ser curto. Com apenas algumas poucas horas de jogo, é possível salvar a Zelda. Mas pelo menos várias dungeons extras foram adicionadas para prolongar a vida útil do jogo, e o multiplayer também contribui para melhorar esse aspecto.
Zelda Four Swords Anniversary Edition já valeria a pena se fosse pago, mas como é gratuito, eu diria que é obrigação de todo dono de DSi e 3DS baixar e jogar em comemoração aos 25 anos da série!
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Review #19 - FIFA 12 (Wii)
Quando duas paixões nacionais se misturam, é difícil o resultado não ser bom. Com games e futebol então, é certeza de sucesso! Confira o review da versão para Wii de FIFA 12! (o review das outras versões e do PES, além dos devidos comparativos também estão a caminho...)
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Canada
Gênero: Esporte
Data de lançamento: 27 de setembro
Plataformas: Wii, PS3, X360, 3DS, PS2
Apresentação: 10,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 6,0
Diversão: 8,5
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,0
É praticamente impossível falar sobre FIFA sem citar seu rival, PES, e vice-versa. Mais difícil ainda é fazer um review sobre um sem compará-lo ao outro, afinal nessa "rivalidade", o que importa não é o game ser bom, mas sim, melhor que o outro. Por isso esse review tem um tom comparativo, apesar de não ser um.
A apresentação de FIFA é excelente, com menus limpos e intuitivos, tudo muito colorido e vivo, dando um toque descontraído ao jogo. Aliás, descontração é a palavra de ordem da franquia da EA no Wii desde os primeiros jogos. Isso pode ser um ponto negativo, pois o game se torna mais infantil que o concorrente. Mas como essa é exatamente a proposta da EA, e ela é cumprida com perfeição, a nota da apresentação foi 10.
Os gráficos foram aprimorados, e têm um ar cartunesco. Os jogadores não são realistas, mas sim caricatos, com alguns traços exagerados. Mas mesmo tendo um estilo diferente de PES, e sendo menos realistas, o visual de FIFA é melhor que o do concorrente, apesar de ainda não ser o ponto forte do console branco.
A trilha sonora do game é boa e tem músicas animadas para manter o ritmo da jogatina entre uma partida e outra. Entre os artistas, tem até brasileiro: Gabriel Pensador! Quanto à narração, nada de extraordinário e nenhuma opção para narração em português, ao contrário de PES que tem Silvio Luiz e Mauro Beting. Porém o pecado do game é a jogabilidade. É fato que FIFA vem melhorando esse aspecto a cada ano no Wii, mas também é verdade que ainda não chega perto de PES nesse quesito. Vários modos de controle estão disponíveis, e cada um tem seus prós e contras.
O modo All-Play é para iniciantes ou quem tem preguiça de jogar, pois não se controla os jogadores, apenas os passes, chutes e roubadas de bola. O modo Nunchuk é o convencional no Wiimote+Nunchuk, mas muito estranho para quem está acostumado a jogar com o "controle de Play 2". Já o pointer tenta reproduzir o comando do PES, mas sem sucesso, pois não responde bem e tem muitas falhas no sistema defensivo. Portanto o melhor é usar o Classic Controller e jogar normalmente com os comandos tradicionais. O ponto positivo em relação ao concorrente é que os dribles são muito mais fáceis de usar e não servem só para fazer firula, são úteis na hora de sair da marcação.
Os pontos em que FIFA se destaca são a quantidade de times licenciados (o campeonato brasileiro tem quase todos os times licenciados) e os modos de jogo. A variedade de modos de jogo é grande, o que torna a vida útil do game ainda maior. Você pode controlar apenas um jogador e desenvolvê-lo para que ele cresça na carreira, ou ser o técnico de um time. Mas o mais interessante é o que parece FIFA Street.
Além de poder jogar futsal ignorando algumas (muitas!) regras com qualquer time do mundo, é incrível ouvir vozes gritando "Vai pra cima!", "Marca!", "Toca a bola aqui!" em alto e bom som, e em português caso você jogue com um time brasileiro! Esses modos de jogo não estão presentes no concorrente, ou seja, são o destaque do FIFA. Todas essas adições tornam o jogo muito interessante e fazem valer a pena. Ou seja, FIFA e PES continuam sua batalha. Enquanto um tem mais modos de jogo e times, o outro tem jogabilidade superior. Basta você saber o que prefere!
No Wii, o PES só será lançado em novembro, então FIFA tem um mês de vantagem. Aguardem pelos próximos reviews!
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Canada
Gênero: Esporte
Data de lançamento: 27 de setembro
Plataformas: Wii, PS3, X360, 3DS, PS2
Apresentação: 10,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 6,0
Diversão: 8,5
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,0
É praticamente impossível falar sobre FIFA sem citar seu rival, PES, e vice-versa. Mais difícil ainda é fazer um review sobre um sem compará-lo ao outro, afinal nessa "rivalidade", o que importa não é o game ser bom, mas sim, melhor que o outro. Por isso esse review tem um tom comparativo, apesar de não ser um.
A apresentação de FIFA é excelente, com menus limpos e intuitivos, tudo muito colorido e vivo, dando um toque descontraído ao jogo. Aliás, descontração é a palavra de ordem da franquia da EA no Wii desde os primeiros jogos. Isso pode ser um ponto negativo, pois o game se torna mais infantil que o concorrente. Mas como essa é exatamente a proposta da EA, e ela é cumprida com perfeição, a nota da apresentação foi 10.
Os gráficos foram aprimorados, e têm um ar cartunesco. Os jogadores não são realistas, mas sim caricatos, com alguns traços exagerados. Mas mesmo tendo um estilo diferente de PES, e sendo menos realistas, o visual de FIFA é melhor que o do concorrente, apesar de ainda não ser o ponto forte do console branco.
A trilha sonora do game é boa e tem músicas animadas para manter o ritmo da jogatina entre uma partida e outra. Entre os artistas, tem até brasileiro: Gabriel Pensador! Quanto à narração, nada de extraordinário e nenhuma opção para narração em português, ao contrário de PES que tem Silvio Luiz e Mauro Beting. Porém o pecado do game é a jogabilidade. É fato que FIFA vem melhorando esse aspecto a cada ano no Wii, mas também é verdade que ainda não chega perto de PES nesse quesito. Vários modos de controle estão disponíveis, e cada um tem seus prós e contras.
O modo All-Play é para iniciantes ou quem tem preguiça de jogar, pois não se controla os jogadores, apenas os passes, chutes e roubadas de bola. O modo Nunchuk é o convencional no Wiimote+Nunchuk, mas muito estranho para quem está acostumado a jogar com o "controle de Play 2". Já o pointer tenta reproduzir o comando do PES, mas sem sucesso, pois não responde bem e tem muitas falhas no sistema defensivo. Portanto o melhor é usar o Classic Controller e jogar normalmente com os comandos tradicionais. O ponto positivo em relação ao concorrente é que os dribles são muito mais fáceis de usar e não servem só para fazer firula, são úteis na hora de sair da marcação.
Os pontos em que FIFA se destaca são a quantidade de times licenciados (o campeonato brasileiro tem quase todos os times licenciados) e os modos de jogo. A variedade de modos de jogo é grande, o que torna a vida útil do game ainda maior. Você pode controlar apenas um jogador e desenvolvê-lo para que ele cresça na carreira, ou ser o técnico de um time. Mas o mais interessante é o que parece FIFA Street.
Além de poder jogar futsal ignorando algumas (muitas!) regras com qualquer time do mundo, é incrível ouvir vozes gritando "Vai pra cima!", "Marca!", "Toca a bola aqui!" em alto e bom som, e em português caso você jogue com um time brasileiro! Esses modos de jogo não estão presentes no concorrente, ou seja, são o destaque do FIFA. Todas essas adições tornam o jogo muito interessante e fazem valer a pena. Ou seja, FIFA e PES continuam sua batalha. Enquanto um tem mais modos de jogo e times, o outro tem jogabilidade superior. Basta você saber o que prefere!
No Wii, o PES só será lançado em novembro, então FIFA tem um mês de vantagem. Aguardem pelos próximos reviews!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Checkpoint #15
Hoje, no aniversário do humilde blogueiro que vos escreve diariamente, temos finalmente o Checkpoint do mês! A sessão de avisos, recados e atualizações do blog!
-O Boteco Gamer chegou aos 30 mil acessos, e nessa semana deve alcançar os 31 mil! Obrigado a todos os que visitam o blog!
-Não esqueçam de votar no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog!
-A enquete sobre o blog mostrou que os leitores gostam dos textos e do humor! Obrigado a quem votou! A nova enquete é: Qual seu gênero de game favorito? Votem!!!
-Quem quiser algum tipo de parceria, entre em contato através do e-mail ou twitter, acessem a página de contato na aba superior!
Por hoje é isso mesmo. Até o próximo checkpoint!
-O Boteco Gamer chegou aos 30 mil acessos, e nessa semana deve alcançar os 31 mil! Obrigado a todos os que visitam o blog!
-Não esqueçam de votar no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog!
-A enquete sobre o blog mostrou que os leitores gostam dos textos e do humor! Obrigado a quem votou! A nova enquete é: Qual seu gênero de game favorito? Votem!!!
-Quem quiser algum tipo de parceria, entre em contato através do e-mail ou twitter, acessem a página de contato na aba superior!
Por hoje é isso mesmo. Até o próximo checkpoint!
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Quando dois mundos se misturam
Esse post foi feito em conjunto com nosso parceiro, Reflect About, blog do meu amigo @felipetfragoso! Podem esperar por mais textos em parceria com ele...
Já percebeu que quando ocorre algum caso de assassinato, homicídio ou suicídio que choca as pessoas, e não há nenhuma explicação para os fatos, a mídia tenta "solucionar" o caso criando especulações e teorias, e, especificamente falando de uma, em 95% dos casos eles usam a teoria de que "A culpa foi do videogame". Quantas vezes você já não ouviu pela TV, rádio ou algum conhecido que jogos de videogames muito violentos deixam as pessoas agressivas? Quantas vezes já não disseram que algum crime foi motivado por jogos como GTA ou Call of Duty?
Toda vez que um telejornal ou rádio diz isso, eu já mudo de canal ou estação no exato momento.
De verdade, eu fico muito puto com essa teoria. Se nem a polícia tem uma explicação ainda pro fato, por que é que a mídia vai solucionar sem nenhuma prova, ou só com fatos nulos? Como por exemplo de que a pessoa jogava muito videogame durante seu tempo ocioso.
Imagino que muitos leitores de ambos os blogs, assim como esses blogueiros que vos escrevem, já jogaram games de tiro, guerra, ou qualquer outro estilo, em que o objetivo principal seja matar pessoas. Se nós gostamos de tirar a vida de pessoas nos jogos, então também somos propensos a fazer isso na vida real, certo? Errado!
Pessoas sensatas e com caráter não fariam algo assim no mundo real. Nós sabemos discernir a realidade da ficção, e temos plena consciência de nossos limites como cidadãos, e das consequências de nossas atitudes. Não são os games violentos que determinam nosso comportamento, mas é possível que pessoas agressivas tenham tendência a se interessar mais por esses jogos. Ou seja, na verdade não são os jogos que tornam as pessoas violentas, mas sim o contrário: as pessoas violentas jogam mais esse tipo de game.
Eu sou fã de videogame e desde pequeno jogo todos os tipos de jogos, incluindo os violentos, e nem por isso eu serei um assassino!
Se eu cometer um ato desses, provavelmente eu terei outros motivos, e a última razão para eu fazer tal coisa é a ideia de querer vivenciar a experiência que eu tenho em jogos.
Citando um exemplo bem prático:
O jogo GTA San Andreas, conhecido mundialmente por milhões de pessoas, por conta de seu sucesso.
Desde seu lançamento, eu virei um fanático pelo jogo, principalmente pela liberdade que é concedida ao jogador, de poder andar livremente pela cidade para "fazer o que quer".
Agora pense: se eu fizesse tudo que eu faço no jogo, ou tudo que é possível fazer no jogo... Nossa, o mundo estaria perdido.
Então, quando ocorre um fato trágico, a possibilidade do assassino ou da pessoa que causou tudo aquilo ter feito tudo o que fez por conta de videogames é mínima.
Quando as empresas que produzem os jogos fazem o seu lançamento, dependendo do jogo, já possui um selo que identifica a classificação etária, que no caso do jogo acima é para pessoas maiores de idade. Porém, eu jogava pois possuía o consentimento dos meus pais. Com isso, as empresas lançam os jogos com a premeditação de que o jogador irá discernir o mundo real do mundo virtual.
Eis o motivo de eu ficar com raiva da mídia quando citam essa hipótese... o assassino pode ter milhões de motivos, mas, na maioria dos casos, o videogame vai ser o último fator que influenciou-o à fazer aquilo.
Já percebeu que quando ocorre algum caso de assassinato, homicídio ou suicídio que choca as pessoas, e não há nenhuma explicação para os fatos, a mídia tenta "solucionar" o caso criando especulações e teorias, e, especificamente falando de uma, em 95% dos casos eles usam a teoria de que "A culpa foi do videogame". Quantas vezes você já não ouviu pela TV, rádio ou algum conhecido que jogos de videogames muito violentos deixam as pessoas agressivas? Quantas vezes já não disseram que algum crime foi motivado por jogos como GTA ou Call of Duty?
Toda vez que um telejornal ou rádio diz isso, eu já mudo de canal ou estação no exato momento.
De verdade, eu fico muito puto com essa teoria. Se nem a polícia tem uma explicação ainda pro fato, por que é que a mídia vai solucionar sem nenhuma prova, ou só com fatos nulos? Como por exemplo de que a pessoa jogava muito videogame durante seu tempo ocioso.
Imagino que muitos leitores de ambos os blogs, assim como esses blogueiros que vos escrevem, já jogaram games de tiro, guerra, ou qualquer outro estilo, em que o objetivo principal seja matar pessoas. Se nós gostamos de tirar a vida de pessoas nos jogos, então também somos propensos a fazer isso na vida real, certo? Errado!
Pessoas sensatas e com caráter não fariam algo assim no mundo real. Nós sabemos discernir a realidade da ficção, e temos plena consciência de nossos limites como cidadãos, e das consequências de nossas atitudes. Não são os games violentos que determinam nosso comportamento, mas é possível que pessoas agressivas tenham tendência a se interessar mais por esses jogos. Ou seja, na verdade não são os jogos que tornam as pessoas violentas, mas sim o contrário: as pessoas violentas jogam mais esse tipo de game.
Eu sou fã de videogame e desde pequeno jogo todos os tipos de jogos, incluindo os violentos, e nem por isso eu serei um assassino!
Se eu cometer um ato desses, provavelmente eu terei outros motivos, e a última razão para eu fazer tal coisa é a ideia de querer vivenciar a experiência que eu tenho em jogos.
Citando um exemplo bem prático:
O jogo GTA San Andreas, conhecido mundialmente por milhões de pessoas, por conta de seu sucesso.
Desde seu lançamento, eu virei um fanático pelo jogo, principalmente pela liberdade que é concedida ao jogador, de poder andar livremente pela cidade para "fazer o que quer".
Agora pense: se eu fizesse tudo que eu faço no jogo, ou tudo que é possível fazer no jogo... Nossa, o mundo estaria perdido.
Então, quando ocorre um fato trágico, a possibilidade do assassino ou da pessoa que causou tudo aquilo ter feito tudo o que fez por conta de videogames é mínima.
Quando as empresas que produzem os jogos fazem o seu lançamento, dependendo do jogo, já possui um selo que identifica a classificação etária, que no caso do jogo acima é para pessoas maiores de idade. Porém, eu jogava pois possuía o consentimento dos meus pais. Com isso, as empresas lançam os jogos com a premeditação de que o jogador irá discernir o mundo real do mundo virtual.
Eis o motivo de eu ficar com raiva da mídia quando citam essa hipótese... o assassino pode ter milhões de motivos, mas, na maioria dos casos, o videogame vai ser o último fator que influenciou-o à fazer aquilo.
domingo, 2 de outubro de 2011
sábado, 1 de outubro de 2011
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Píxels da Semana #54
Sexta feira de rock in rio e você está aí de bobeira? Então confira as principais notícias do mundo dos games nos píxels da semana!
-Xbox 360 produzido no Brasil custará 799 reais! O anúncio da produção do console em território nacional foi um grande passo para o país no cenário internacional de games!
-A boxart japonesa de Zelda Skyward Sword foi revelada:
Linda essa capa, hein?
-Conteúdo para download do game Portal 2 estará disponível dia 4 de outubro!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-The ICO & Shadow of the Colossus Collection
-Child of Eden
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Castlevania: Harmony of Despair
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Atelier Totori: The Adventure of Arland
-Cabela's Big Game Hunter 2012
Xbox 360
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Worms Ultimate Mayhem
-Air Conflicts: Secret Wars
Wii
-FIFA Soccer 12
-X-Men Destiny
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Big Beach Sports 2-Pack
-Game Show 2-Pack
DS
-The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition
-Solatorobo: Red The Hunter
-X-Men: Destiny
-Bugs 'n Balls
-May's Mystery: Forbidden Memories
-Zhuzhu Pets: Quest For Zhu
-Challenge Me: Word Puzzles
-ATV X-Treme World Challenge
-Crystal Caverns of Amon-Ra
PSP
-FIFA Soccer 12
-Galcon Labs
-Phantasy Star Defender's Pack
3DS
-FIFA Soccer 12
-Brunswick Pro Bowling
Destaque da semana: Zelda Four Swords de graça no DSi/3DS, lançamento de FIFA e PES (menos o PES de Wii que só sai daqui a algumas semanas), os investimentos das empresas de games no Brasil e muitos lançamentos bons foram os destaques dessa semana!
-Xbox 360 produzido no Brasil custará 799 reais! O anúncio da produção do console em território nacional foi um grande passo para o país no cenário internacional de games!
-A boxart japonesa de Zelda Skyward Sword foi revelada:
Linda essa capa, hein?
-Conteúdo para download do game Portal 2 estará disponível dia 4 de outubro!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-The ICO & Shadow of the Colossus Collection
-Child of Eden
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Castlevania: Harmony of Despair
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Atelier Totori: The Adventure of Arland
-Cabela's Big Game Hunter 2012
Xbox 360
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Worms Ultimate Mayhem
-Air Conflicts: Secret Wars
Wii
-FIFA Soccer 12
-X-Men Destiny
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Big Beach Sports 2-Pack
-Game Show 2-Pack
DS
-The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition
-Solatorobo: Red The Hunter
-X-Men: Destiny
-Bugs 'n Balls
-May's Mystery: Forbidden Memories
-Zhuzhu Pets: Quest For Zhu
-Challenge Me: Word Puzzles
-ATV X-Treme World Challenge
-Crystal Caverns of Amon-Ra
PSP
-FIFA Soccer 12
-Galcon Labs
-Phantasy Star Defender's Pack
3DS
-FIFA Soccer 12
-Brunswick Pro Bowling
Destaque da semana: Zelda Four Swords de graça no DSi/3DS, lançamento de FIFA e PES (menos o PES de Wii que só sai daqui a algumas semanas), os investimentos das empresas de games no Brasil e muitos lançamentos bons foram os destaques dessa semana!
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Novos trailers de Zelda Skyward Sword!
Essa semana está bastante agitada para os fãs de Zelda. Um dia após o lançamento de Zelda Four Swords no DSi/3DS, a Nintendo revelou novos - e fantásticos - trailers de Zelda Skyward Sword:
Simplesmente genial...
Esse mostra a precisão dos controles no game.
Além de muita ação, aventura, combates e dungeons, também terá romance.
Enfim, quanto mais vemos do game, mais temos certeza de que será épico! Em entrevista, Shigeru Miyamoto, criador da série Zelda, disse que Skyward Sword pode vir a ser o game mais caro de toda a história da Big N. Mas isso não é surpresa, afinal o game tem 50 ~100 horas de gameplay, mais de 100 minutos de cutscenes e toda a grandiosidade que um Zelda requer.
Skyward Sword será lançado no Wii em 20 de novembro.
Simplesmente genial...
Esse mostra a precisão dos controles no game.
Além de muita ação, aventura, combates e dungeons, também terá romance.
Enfim, quanto mais vemos do game, mais temos certeza de que será épico! Em entrevista, Shigeru Miyamoto, criador da série Zelda, disse que Skyward Sword pode vir a ser o game mais caro de toda a história da Big N. Mas isso não é surpresa, afinal o game tem 50 ~100 horas de gameplay, mais de 100 minutos de cutscenes e toda a grandiosidade que um Zelda requer.
Skyward Sword será lançado no Wii em 20 de novembro.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Zelda de graça no DSi e 3DS!
A partir de hoje, a Nintendo disponibilizou para download o game The Legend of Zelda Four Swords Anniversary Edition, para comemorar os 25 anos da série. Se a notícia fosse só essa, já seria bom. Mas a melhor parte é que o download é DE GRAÇA! Isso mesmo, você não leu errado! Zelda de graça!
O game está disponível até fevereiro de 2012 para download através do DSi e 3DS, então aproveitem!
O game está disponível até fevereiro de 2012 para download através do DSi e 3DS, então aproveitem!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Review #18 - Dragon Quest Monsters: Joker 2
Já se perguntou o que daria a mistura entre Dragon Quest e Pokémon? A fórmula de sucesso dos monstrinhos de bolso é usada por muitos games, e uma famosa franquia de RPGs japonesa não está de fora. Confira o review:
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Square Enix
Gênero: RPG
Data de lançamento: 19 de setembro
Plataforma: DS
Apresentação: 7,5
Gráficos: 9,0
Som: 5,0
Jogabilidade: 5,0
Diversão: 8,0
Vida útil: 9,5
NOTA: 7,0
Um jovem corajoso sai pelo mundo em busca de aventuras ao lado de monstros que ele captura e treina, para que eles fiquem cada vez mais fortes e possam, juntos, disputar um torneio entre os melhores treinadores. Com certeza, ao ler essa descrição você pensou em Pokémon. Mas o game dessa vez é Dragon Quest Monsters: Joker 2, que bebe - e muito - da fonte dos monstrinhos de bolso.
Para o padrão do DS, os gráficos tridimensionais são muito bons, e ajudam a representar os monstros na tela. Já a parte sonora deixa a desejar, sem diálogos dublados, e com músicas monótonas e que não dão a dinâmica certa ao jogo. E os traços de Akira Toriyama, sempre incríveis, lembram muito sua obra prima, Dragon Ball.
O game conta a história de um garoto que entrou num avião como clandestino, para chegar a um torneio entre os melhores domadores de monstros. Porém a viagem não terminou bem para ele, o avião caiu numa ilha cheia de criaturas selvagens, e ele precisa sair por aí coletando e evoluindo monstros. Algumas mecânicas do jogo são diferentes do que já conhecemos em Pokémon, como por exemplo o modo de se "capturar" as criaturas. Em vez de enfraquecê-las e pegá-las à força, é preciso convencê-las a se juntar a você.
Na hora de treinar os monstros, também há diferenças em relação ao método tradicional. Em Joker 2 é possível misturar algumas criaturas para formar outras maiores. O problema é que o recém-nascido começa do Lv 1, ou seja, esse processo fortalece o time mas atrasa a jogatina em geral. Fora isso, o game é um RPG por turnos como todos conhecemos.
Dragon Quest Monsters: Joker 2 é um excelente RPG, principalmente para os fãs. Tem um estilo bem tradicional, a cadência característica dos RPGs japoneses e um sistema de treinamento e combate interessante. O modo multiplayer, online ou offline, permite até 8 jogadores interagindo, e o game também se conecta aos outros Dragon Quests do DS.
Esses fatores ajudam a aumentar a vida útil do jogo por muitas horas, pois seu caráter focado no multiplayer competitivo assemelha-se a Pokémon - assim como todo o jogo - e se torna um elemento viciante!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Square Enix
Gênero: RPG
Data de lançamento: 19 de setembro
Plataforma: DS
Apresentação: 7,5
Gráficos: 9,0
Som: 5,0
Jogabilidade: 5,0
Diversão: 8,0
Vida útil: 9,5
NOTA: 7,0
Um jovem corajoso sai pelo mundo em busca de aventuras ao lado de monstros que ele captura e treina, para que eles fiquem cada vez mais fortes e possam, juntos, disputar um torneio entre os melhores treinadores. Com certeza, ao ler essa descrição você pensou em Pokémon. Mas o game dessa vez é Dragon Quest Monsters: Joker 2, que bebe - e muito - da fonte dos monstrinhos de bolso.
Para o padrão do DS, os gráficos tridimensionais são muito bons, e ajudam a representar os monstros na tela. Já a parte sonora deixa a desejar, sem diálogos dublados, e com músicas monótonas e que não dão a dinâmica certa ao jogo. E os traços de Akira Toriyama, sempre incríveis, lembram muito sua obra prima, Dragon Ball.
O game conta a história de um garoto que entrou num avião como clandestino, para chegar a um torneio entre os melhores domadores de monstros. Porém a viagem não terminou bem para ele, o avião caiu numa ilha cheia de criaturas selvagens, e ele precisa sair por aí coletando e evoluindo monstros. Algumas mecânicas do jogo são diferentes do que já conhecemos em Pokémon, como por exemplo o modo de se "capturar" as criaturas. Em vez de enfraquecê-las e pegá-las à força, é preciso convencê-las a se juntar a você.
Na hora de treinar os monstros, também há diferenças em relação ao método tradicional. Em Joker 2 é possível misturar algumas criaturas para formar outras maiores. O problema é que o recém-nascido começa do Lv 1, ou seja, esse processo fortalece o time mas atrasa a jogatina em geral. Fora isso, o game é um RPG por turnos como todos conhecemos.
Dragon Quest Monsters: Joker 2 é um excelente RPG, principalmente para os fãs. Tem um estilo bem tradicional, a cadência característica dos RPGs japoneses e um sistema de treinamento e combate interessante. O modo multiplayer, online ou offline, permite até 8 jogadores interagindo, e o game também se conecta aos outros Dragon Quests do DS.
Esses fatores ajudam a aumentar a vida útil do jogo por muitas horas, pois seu caráter focado no multiplayer competitivo assemelha-se a Pokémon - assim como todo o jogo - e se torna um elemento viciante!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Nintendo também aposta no mercado brasileiro!
Semana passada eu escrevi sobre os investimentos da Microsoft no mercado brasileiro, e pelo jeito a gigante dos softwares não é a única a apostar alto em terras tupiniquins! A Big N disponibilizou para o Brasil um pacote exclusivo do Wii, que virá acompanhado de Wii Sports Resort e Mario Strikers Charged, e custará salgados R$999,00 aos bolsos dos brasileiros.
Algumas outras vantagens, como cartão de 1000 Wii Points, Wii Mote Plus, manuais em português e garantia, compensam o custo. Mas o melhor está nos jogos, que agora têm como preço de lançamento R$169 e serão lançados simultaneamente aqui e nos EUA. Ou seja, Zelda Skyward Sword custará R$169! Já os Nintendo Selects custarão cerca de 80 reais.
As empresas de games estão cada vez mais investindo no Brasil, e isso só comprova o potencial do mercado consumidor brasileiro na área de games!
Fonte (via @notlikeyouguys )
Algumas outras vantagens, como cartão de 1000 Wii Points, Wii Mote Plus, manuais em português e garantia, compensam o custo. Mas o melhor está nos jogos, que agora têm como preço de lançamento R$169 e serão lançados simultaneamente aqui e nos EUA. Ou seja, Zelda Skyward Sword custará R$169! Já os Nintendo Selects custarão cerca de 80 reais.
As empresas de games estão cada vez mais investindo no Brasil, e isso só comprova o potencial do mercado consumidor brasileiro na área de games!
Fonte (via @notlikeyouguys )
domingo, 25 de setembro de 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Píxels da Semana #53
Mais uma vez estamos aqui em plena sexta feira para o feed de notícias sobre games do Boteco Gamer, o melhor blog da minha rua. Mesmo porque a minha rua é pequena. (Parafraseando a poesia de José Paulo Paes).
-The Legend of Zelda: Four Swords estará disponível para download gratuito através do sistema de compras do DSi e 3DS! Isso mesmo, de graça! Mas é só a partir do dia 28/09...
-Dragon Quest X, para Wii, já tem suas primeiras screenshots reveladas pela Square Enix:
É um RPG que promete, hein? Ainda não se sabe a data de lançamento, mas deve ser por volta do começo de 2012.
-Dragon Quest Rocket Slime 3, para 3DS, já tem um trailer:
A Square Enix está investindo bastante nos consoles da Big N...
-Após um trailer cheio de erros de localização, Max Payne ganhou um novo vídeo, com direito a pedido de desculpas da Rockstar em seu site:
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Supremacy MMA
-FI 2011
-Burnout Crash!
Xbox 360
-Gears of War 3
-Resident Evil 4 HD
-Burnout Crash
-Supremacy MMA
-F1 2011
DS
-Kirby Mass Attack
-Dragon Quest Monsters Joker 2
-Harvest Moon: The Tale of Two Towns
PSP
-Shin Megami Tensei: Persona 2 - Innocent Sin
3DS
-Frogger 3D
-3D Classics: TwinBee
-Pinball Hall of Fame: The Williams Collection
Destaque da semana: Gears of War 3, jogaço para o X360, com certeza é o destaque dessa semana!
-The Legend of Zelda: Four Swords estará disponível para download gratuito através do sistema de compras do DSi e 3DS! Isso mesmo, de graça! Mas é só a partir do dia 28/09...
-Dragon Quest X, para Wii, já tem suas primeiras screenshots reveladas pela Square Enix:
É um RPG que promete, hein? Ainda não se sabe a data de lançamento, mas deve ser por volta do começo de 2012.
-Dragon Quest Rocket Slime 3, para 3DS, já tem um trailer:
A Square Enix está investindo bastante nos consoles da Big N...
-Após um trailer cheio de erros de localização, Max Payne ganhou um novo vídeo, com direito a pedido de desculpas da Rockstar em seu site:
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Supremacy MMA
-FI 2011
-Burnout Crash!
Xbox 360
-Gears of War 3
-Resident Evil 4 HD
-Burnout Crash
-Supremacy MMA
-F1 2011
DS
-Kirby Mass Attack
-Dragon Quest Monsters Joker 2
-Harvest Moon: The Tale of Two Towns
PSP
-Shin Megami Tensei: Persona 2 - Innocent Sin
3DS
-Frogger 3D
-3D Classics: TwinBee
-Pinball Hall of Fame: The Williams Collection
Destaque da semana: Gears of War 3, jogaço para o X360, com certeza é o destaque dessa semana!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Microsoft investindo no mercado brasileiro de games
Entre as três gigantes dos games, pode-se afirmar com certeza que a empresa que mais investe no Brasil é a Microsoft. A produção de muitos jogos está sendo feita em território nacional, e os games são vendidos a partir de 69 reais, facilitando o acesso das pessoas que não têm condições de comprar importados. Com todas essas medidas, Gears of War 3 superou as expectativas ao vender, só na pré-venda, mais que os seis primeiros meses de GoW2.
Nas próximas semanas, a Microsoft lançará Forza Motosport 4, jogaço de corrida, e até o fim do ano muitos jogos bons devem aparecer em terras tupiniquins, como Halo Anniversary, que terá legendas em português. Espera-se que o preço do Xbox 360 caia no Brasil, e a Microsoft se torne mais popular também entre as classes C e D, que estão na moda na economia do país.
Todo esse investimento comprova que a Terra de Vera Cruz, nosso Brasil varonil, é um mercado consumidor com muito potencial para crescimento no mundo dos games!
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Rumor: Super Smash Bros. Universe?
Um novo game da série Super Smash Bros. foi revelado na E3 para Wii U e 3DS, mas ainda não se sabia absolutamente nada sobre o jogo. Agora uma imagem de um suposto documento da Nintendo revela que o nome seria SSBUniverse, e apesar de o texto parecer indecifrável, alguns dizem que faz referência a personagens da Square Enix, Konami e Sega, além de mudanças em alguns lutadores.
Mas lembrem-se que tudo não passa de puro rumor ainda, e a Big N não costuma deixar vazar informações desse tipo, então não dá pra afirmar se é verdade ou não.
Fonte (via @notlikeyouguys )
Mas lembrem-se que tudo não passa de puro rumor ainda, e a Big N não costuma deixar vazar informações desse tipo, então não dá pra afirmar se é verdade ou não.
Fonte (via @notlikeyouguys )
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Review #17 - Driver: San Francisco
Há um bom tempo não sai um review aqui no blog, e como esse é o primeiro depois do aniversário de 1 ano, resolvi mudar um pouquinho o critério de avaliação e o esquema de notas pra ficar mais fácil pras pessoas tirarem conclusões sobre o game. E a análise de hoje é de Driver: San Francisco, então aperte o cinto!
Ficha técnica
Produtora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft Reflections
Gênero: Corrida/Sandbox
Data de lançamento: 6 de setembro
Plataformas: Xbox 360, Wi e Playstation 3
Apresentação: 8,0
Gráficos: 8,5
Som: 9,0
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 7,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 7,5
Driver San Francisco se passa seis meses após os acontecimentos de Driv3r, e o personagem principal, John Tanner, está em coma devido a uma batida de carro enquanto ele perseguia Charles Jericho. Ou seja, grande parte do jogo se passa na mente de Tanner. Nesse mundo interno, ele tem a habilidade de viver na pele de outras pessoas, o que apesar de ser muito estranho para esse tipo de game, acaba se tornando um atrativo interessante no jogo.
Os menus são limpos e objetivos, mas durante a jogatina há muita poluição visual na tela, o que atrapalha bastante nas cenas em alta velocidade. Os gráficos são razoáveis, e dão ao game um tom de HQ americana, e deixa o visual interessante. Todos os diálogos são dublados e ajudam para quebrar a monotonia que se instaura as vezes pela quase ausência de trilha sonora.
Os controles respondem bem aos comandos, mas a jogabilidade não é das melhores. A física do game não é realista, o que nem sempre é um defeito, mas acaba sendo um tanto exagerada. Mas é divertido ver os pedestres fazendo o possível e o impossível pra se esquivar do carro.
Após algumas horas de jogo, Driver: San Francisco passa a ser um pouco maçante por ter muitas missões semelhantes, mesmo com cenas frenéticas de ação. A experiência se torna repetitiva ao longo da jogatina, o que pode desanimar algumas pessoas a seguir em frente.
O que aumenta a vida útil do game é o modo multiplayer, tanto cooperativo como competitivo, seja online ou offline. É muito importante para quebrar o ritmo monótono da aventura single player, mas ainda assim não muda o fato de que o jogo decepciona em muitos pontos
Driver: San Francisco é bom, mas poderia ser muito melhor se fosse mais bem trabalhado. Deixa a desejar em vários aspectos, porém diverte bastante antes de ficar enjoativo.
Ficha técnica
Produtora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft Reflections
Gênero: Corrida/Sandbox
Data de lançamento: 6 de setembro
Plataformas: Xbox 360, Wi e Playstation 3
Apresentação: 8,0
Gráficos: 8,5
Som: 9,0
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 7,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 7,5
Driver San Francisco se passa seis meses após os acontecimentos de Driv3r, e o personagem principal, John Tanner, está em coma devido a uma batida de carro enquanto ele perseguia Charles Jericho. Ou seja, grande parte do jogo se passa na mente de Tanner. Nesse mundo interno, ele tem a habilidade de viver na pele de outras pessoas, o que apesar de ser muito estranho para esse tipo de game, acaba se tornando um atrativo interessante no jogo.
Os menus são limpos e objetivos, mas durante a jogatina há muita poluição visual na tela, o que atrapalha bastante nas cenas em alta velocidade. Os gráficos são razoáveis, e dão ao game um tom de HQ americana, e deixa o visual interessante. Todos os diálogos são dublados e ajudam para quebrar a monotonia que se instaura as vezes pela quase ausência de trilha sonora.
Os controles respondem bem aos comandos, mas a jogabilidade não é das melhores. A física do game não é realista, o que nem sempre é um defeito, mas acaba sendo um tanto exagerada. Mas é divertido ver os pedestres fazendo o possível e o impossível pra se esquivar do carro.
Após algumas horas de jogo, Driver: San Francisco passa a ser um pouco maçante por ter muitas missões semelhantes, mesmo com cenas frenéticas de ação. A experiência se torna repetitiva ao longo da jogatina, o que pode desanimar algumas pessoas a seguir em frente.
O que aumenta a vida útil do game é o modo multiplayer, tanto cooperativo como competitivo, seja online ou offline. É muito importante para quebrar o ritmo monótono da aventura single player, mas ainda assim não muda o fato de que o jogo decepciona em muitos pontos
Driver: San Francisco é bom, mas poderia ser muito melhor se fosse mais bem trabalhado. Deixa a desejar em vários aspectos, porém diverte bastante antes de ficar enjoativo.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Novos vídeos de Zelda Skyward Sword!
A pouco mais de dois meses do lançamento do novo Zelda, uma franquia que sempre causa grande furor entre os gamers, alguns vídeos vão sendo revelados aos poucos, mostrando as inovações e mudanças desse jogo em relação aos anteriores. Confira alguns:
Apesar de poucas explicações acerca dessa novidade, aparentemente será possível encontrar tesouros em pontos específicos, e indicar esses locais no mapa, mas não se sabe como ainda.
Link também poderá coletar itens através de monstros derrotados para formar novos equipamentos!
A jogabilidade foi ajustada para o Wii Motion Plus, fazendo com que os controles com a espada sejam muito mais reais. Agora não há mais compass nas dungeons pois os pontos ficam marcados no mapa desde o começo. Mas os puzzles vão ter mais ação e as cenas de combate também serão mais intensas. Link terá uma barra de stamina que se enche sozinha lentamente e permite que ele faça alguns movimentos, e se essa barra estiver vazia, ele ficará imobilizado.
Enquanto não podemos pôr nossas mãos no game, temos de nos contentar com essa CG linda:
The Legend of Zelda: Zelda Skyward Sword será lançado no dia 20 de novembro para Wii.
Apesar de poucas explicações acerca dessa novidade, aparentemente será possível encontrar tesouros em pontos específicos, e indicar esses locais no mapa, mas não se sabe como ainda.
Link também poderá coletar itens através de monstros derrotados para formar novos equipamentos!
A jogabilidade foi ajustada para o Wii Motion Plus, fazendo com que os controles com a espada sejam muito mais reais. Agora não há mais compass nas dungeons pois os pontos ficam marcados no mapa desde o começo. Mas os puzzles vão ter mais ação e as cenas de combate também serão mais intensas. Link terá uma barra de stamina que se enche sozinha lentamente e permite que ele faça alguns movimentos, e se essa barra estiver vazia, ele ficará imobilizado.
Enquanto não podemos pôr nossas mãos no game, temos de nos contentar com essa CG linda:
The Legend of Zelda: Zelda Skyward Sword será lançado no dia 20 de novembro para Wii.
domingo, 18 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Píxels da Semana #52
Hoje é sexta feira, dia de cerveja notícias! As principais manchetes do mundo dos games aqui no Boteco Gamer!
-3DS deve ganhar acessório que adiciona um segundo circle pad:
-Rumor: Bayonetta 2 e novo game do Pokémon devem estar a caminho!
-Trailer do novo crossover da Capcom, Street Fighter x Tekken, mostra alguns dos personagens do game:
-O Tokyo Game Show, que acontece na terra do sol nascente de 15 a 18 de setembro, vai trazer muitas novidades, fiquem ligados no Boteco Gamer!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-NHL 12
-God of War Origins Collection
-White Knight Chronicles II
Xbox 360
-NHL 12
-The Gunstringer
-Nicktoons MLB
Wii
-Bit.Trip Complete
-Nicktoons MLB
-Get Fit With Me!
DS
-Camping Mama: Outdoor Adventures
-Nicktoons MLB
-Pucca Power Up
PSP
-Mega Man Dual Pack
3DS
-Bit.Trip Saga
-Thor: God of Thunder
-Deca Sports Extreme
-Puzzler Mind Gym 3D
Destaque da semana: o Tokyo Game Show, que sempre apresenta trailers incríveis e notícias bombásticas, e está acontecendo agora, é o grande destaque dessa semana!
-3DS deve ganhar acessório que adiciona um segundo circle pad:
-Rumor: Bayonetta 2 e novo game do Pokémon devem estar a caminho!
-Trailer do novo crossover da Capcom, Street Fighter x Tekken, mostra alguns dos personagens do game:
-O Tokyo Game Show, que acontece na terra do sol nascente de 15 a 18 de setembro, vai trazer muitas novidades, fiquem ligados no Boteco Gamer!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-NHL 12
-God of War Origins Collection
-White Knight Chronicles II
Xbox 360
-NHL 12
-The Gunstringer
-Nicktoons MLB
Wii
-Bit.Trip Complete
-Nicktoons MLB
-Get Fit With Me!
DS
-Camping Mama: Outdoor Adventures
-Nicktoons MLB
-Pucca Power Up
PSP
-Mega Man Dual Pack
3DS
-Bit.Trip Saga
-Thor: God of Thunder
-Deca Sports Extreme
-Puzzler Mind Gym 3D
Destaque da semana: o Tokyo Game Show, que sempre apresenta trailers incríveis e notícias bombásticas, e está acontecendo agora, é o grande destaque dessa semana!
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Screenshots de Professor Layton Vs. Ace Attorney
As primeiras screenshots do aguardado crossover entre o professor de cartola e o advogado do cabelo espinhudo foram reveladas! Confira as imagens de um game que promete ser excelente, Professor Layton vs. Ace Attorney:
O jogo terá o estilo que os fãs de ambas as séries gostam, sempre com investigação, puzzles inteligentes e muitos diálogos. Vai ser lançado para 3DS.
Fonte
O jogo terá o estilo que os fãs de ambas as séries gostam, sempre com investigação, puzzles inteligentes e muitos diálogos. Vai ser lançado para 3DS.
Fonte
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Trailer de Max Payne 3
Game muito aguardado, Max Payne 3 será mais uma superprodução da Rockstar! E vai se passar na terra da garoa, Sampa! Confira o trailer:
Percebam que apesar de ter como palco a cidade de São Paulo, os bailes funk, as morenas, as favelas, os morros e a camisa do Fluminense em uma das cenas nos faz pensar que os desenvolvedores não pesquisaram direito. Mas também há coisas bem acertadas, como o Edifício Copam na capa do game e uma cena em que aparece a camisa do São Paulo.
Tirando esses detalhes, com certeza Max Payne 3 será muito bom, pois conta com a mesma engine física de GTA IV e Red Dead Redemption, e tem o selo de qualidade da Rockstar! O jogo será lançado em março de 2012 para Xbox 360 e Playstation 3.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Conferência da Nintendo sobre o 3DS
A Nintendo fez uma conferência para apresentar algumas novidades para seu portátil e os donos de 3DS podem ficar contentes, pois a line-up do portátil para os próximos meses será excelente.
Trailer de Super Mario 3D Land, que mescla com maestria momentos de jogabilidade 2D e 3D, aliados aos gráficos tridimensionais do portátil:
Porém algumas pessoas ficaram decepcionadas com a overdose de Mario e ausência de alguns títulos que eram dados como certos, como Pokémon, Donkey Kong e Metroid. Mesmo assim, ninguém vai reclamar de uma enxurrada de games do bigodudo, não é verdade? Confira uma lista de jogos do 3DS mostrados no evento:
Mario Kart 7
Paper Mario
Mario Tennis
Mario & Sonic at the London Olympic Games 2012
Luigi's Mansion 2
Shinrei Camera
Dynasty Warriors VS
Metal Gear Solid: Snake Eater 3D
Kid Icarus: Uprising
PES 2012
Ace Combat 3D: Cross Rumble
Sonic Generations
Resident Evil: Revelations
Monster Hunter 4
Uma outra novidade para o portátil é a adição de gravação de vídeo em 3D através de uma atualização de sistema disponível em novembro. As garotas gamers também tiveram uma surpresa: um 3DS rosa! Mas mesmo com todas essas notícias, as ações da Nintendo caíram nos últimos dias. Vamos ver o que o futuro reserva para a Big N...
ERRATA: eu disse que essa conferência fazia parte do Tokyo Game Show, mas na verdade era um conferência especial da Nintendo. Obrigado ao Murilo ( @notlikeyouguys ) que percebeu o erro avisou!
Trailer de Super Mario 3D Land, que mescla com maestria momentos de jogabilidade 2D e 3D, aliados aos gráficos tridimensionais do portátil:
Porém algumas pessoas ficaram decepcionadas com a overdose de Mario e ausência de alguns títulos que eram dados como certos, como Pokémon, Donkey Kong e Metroid. Mesmo assim, ninguém vai reclamar de uma enxurrada de games do bigodudo, não é verdade? Confira uma lista de jogos do 3DS mostrados no evento:
Mario Kart 7
Paper Mario
Mario Tennis
Mario & Sonic at the London Olympic Games 2012
Luigi's Mansion 2
Shinrei Camera
Dynasty Warriors VS
Metal Gear Solid: Snake Eater 3D
Kid Icarus: Uprising
PES 2012
Ace Combat 3D: Cross Rumble
Sonic Generations
Resident Evil: Revelations
Monster Hunter 4
Uma outra novidade para o portátil é a adição de gravação de vídeo em 3D através de uma atualização de sistema disponível em novembro. As garotas gamers também tiveram uma surpresa: um 3DS rosa! Mas mesmo com todas essas notícias, as ações da Nintendo caíram nos últimos dias. Vamos ver o que o futuro reserva para a Big N...
ERRATA: eu disse que essa conferência fazia parte do Tokyo Game Show, mas na verdade era um conferência especial da Nintendo. Obrigado ao Murilo ( @notlikeyouguys ) que percebeu o erro avisou!
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Realismo nos games
Os games vêm evoluindo cada vez mais graças à tecnologia implementada e também aos desenvolvedores que estão produzindo jogos mais criativos e inovadores em vários aspectos. Com isso, os jogos estão ficando mais realistas, seja no enredo, no visual, nas interações ou na física aplicada. Porém não podemos nos esquecer da função primordial dos games: a diversão. Será que todo esse realismo contribui ou prejudica o divertimento do jogador?
Antes de iniciar a discussão, vou mostrar uma matéria exibida no Globo Esporte sobre o motion capture do FIFA:
Esse processo também é realizada na maioria dos games atuais para aumentar o realismo. Convenhamos que num jogo de futebol como FIFA e PES, essa dose de realidade é muito bem-vinda, pois simula muito melhor os movimentos de um jogador, beirando a perfeição, e a física também se torna muito mais realista no jogo. Com isso, a experiência do gameplay se torna mais divertida.
Outro exemplo onde o realismo é aliado à diversão:
Disaster: Day of Crisis, excelente game do Wii, possui muitos elementos interessantes. Em meio a um enredo bom, muitas catástrofes e cenas de ação, o jogador tem que passar por alguns sufocos, como escapar de uma erupção vulcânica ou uma tsunami. Mas é necessário se ater a alguns detalhes como a saúde do personagem. Respirar as cinzas vulcânicas prejudica os pulmões, e ficar na água extremamente gelada por muito tempo pode causar hipotermia. Vários outros cuidados devem ser tomados em meio aos desastres, e várias vítimas são salvas através de respiração boca a boca e massagem cardíaca. Ou seja, o realismo nesse caso é um fator muito interessante, que adiciona diversão ao game.
Porém existem exceções, onde o realismo torna a experiência maçante e o jogo que era pra ser divertido acaba se tornando um simples simulador, sem nada demais. A menos que simular a realidade seja o objetivo do game, o excesso de verdade é ruim para o jogo. Por exemplo, a série F1, da Codemasters imita perfeitamente um carro de Formula 1. Eu particularmente adoro esse game, mas normalmente prefiro jogar um Mario Kart descontraído do que encarar a seriedade do simulador. É por esse motivo que a série Need For Speed começou a apostar mais na diversão do que no realismo com NFS Shift.
Várias vezes a falta de realismo é o grande ponto forte do jogo, e o principal exemplo é Super Mario Galaxy. O total desrespeito às leis da física fariam Galileu, Newton e Einstein chorarem de desgosto diante do game, mas é impossível negar que toda essa maluquice criada por Shigeru Miyamoto é simplesmente genial no quesito diversão. Gravidade? O que é isso?
Claro que em muitos jogos, como alguns já citados, o realismo influi positivamente no resultado final, mas em alguns pode tornar o game chato. Cada caso deve ser analisado individualmente, pois existem muitos fatores por trás dessa tênue linha entre a diversão e a chatice. Existem jogos realistas divertidos e chatos, assim como jogos nada realistas que também podem ser ou não legais. A falta de nexo pode atrapalhar.
Mas uma coisa é certa: o realismo nos games é uma evolução, e apesar de não ser benéfico em todos os casos, pode multiplicar a diversão se for bem utilizado, e jogos realistas vieram pra ficar!
Antes de iniciar a discussão, vou mostrar uma matéria exibida no Globo Esporte sobre o motion capture do FIFA:
Esse processo também é realizada na maioria dos games atuais para aumentar o realismo. Convenhamos que num jogo de futebol como FIFA e PES, essa dose de realidade é muito bem-vinda, pois simula muito melhor os movimentos de um jogador, beirando a perfeição, e a física também se torna muito mais realista no jogo. Com isso, a experiência do gameplay se torna mais divertida.
Outro exemplo onde o realismo é aliado à diversão:
Disaster: Day of Crisis, excelente game do Wii, possui muitos elementos interessantes. Em meio a um enredo bom, muitas catástrofes e cenas de ação, o jogador tem que passar por alguns sufocos, como escapar de uma erupção vulcânica ou uma tsunami. Mas é necessário se ater a alguns detalhes como a saúde do personagem. Respirar as cinzas vulcânicas prejudica os pulmões, e ficar na água extremamente gelada por muito tempo pode causar hipotermia. Vários outros cuidados devem ser tomados em meio aos desastres, e várias vítimas são salvas através de respiração boca a boca e massagem cardíaca. Ou seja, o realismo nesse caso é um fator muito interessante, que adiciona diversão ao game.
Porém existem exceções, onde o realismo torna a experiência maçante e o jogo que era pra ser divertido acaba se tornando um simples simulador, sem nada demais. A menos que simular a realidade seja o objetivo do game, o excesso de verdade é ruim para o jogo. Por exemplo, a série F1, da Codemasters imita perfeitamente um carro de Formula 1. Eu particularmente adoro esse game, mas normalmente prefiro jogar um Mario Kart descontraído do que encarar a seriedade do simulador. É por esse motivo que a série Need For Speed começou a apostar mais na diversão do que no realismo com NFS Shift.
Várias vezes a falta de realismo é o grande ponto forte do jogo, e o principal exemplo é Super Mario Galaxy. O total desrespeito às leis da física fariam Galileu, Newton e Einstein chorarem de desgosto diante do game, mas é impossível negar que toda essa maluquice criada por Shigeru Miyamoto é simplesmente genial no quesito diversão. Gravidade? O que é isso?
Claro que em muitos jogos, como alguns já citados, o realismo influi positivamente no resultado final, mas em alguns pode tornar o game chato. Cada caso deve ser analisado individualmente, pois existem muitos fatores por trás dessa tênue linha entre a diversão e a chatice. Existem jogos realistas divertidos e chatos, assim como jogos nada realistas que também podem ser ou não legais. A falta de nexo pode atrapalhar.
Mas uma coisa é certa: o realismo nos games é uma evolução, e apesar de não ser benéfico em todos os casos, pode multiplicar a diversão se for bem utilizado, e jogos realistas vieram pra ficar!
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Humor: Mario e seu agente
Todos sabem que hoje em dia pessoas de sucesso precisam de agentes para cuidar de suas carreiras...
Vídeo genial do Dorkly!
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Píxels da Semana #51
Não, você não leu errado! Os píxels da semana, sessão publicada tradicionalmente na sexta feira aqui no Boteco Gamer vai ao ar hoje pois o blogueiro que vos fala vai ter que passar uns dias ausentado, e muito provavelmente não vai poder postar durante essa semana. Então, vamos ao que interessa! Aqui estão as principais manchetes e notícias do mundo dos games:
-Dragon Quest X será lançado tanto no Wii como no Wii U, e a Square Enix promete bastante interação online no game, que ainda não tem data de lançamento confirmada, mas estará disponível no começo do ano que vem.
-Ryan Payton, diretor de Halo 4, decidiu sair da produção do game, que será lançado em 2012, e abrir seu próprio estúdio. Ele disse que não estava motivado com a franquia da Microsoft e não tinha mais incentivo para continuar com o projeto.
-Rumor: Playstation 4 no começo de 2013! Mas ainda não passa de boato...
-Xbox 360 edição limitada baseada em Call of Duty Modern Warfare 3 será lançado dia 8 de novembro!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Dead Island
-Disgaea 4: A Promisse Unforgotten
-Driver: San Francisco
-Resistance 3
-Uncharted Dual Pack
-Warhammer 40,000: Space Marine
-BloodRayne: Betrayal
-The Impossible Game
-Rugby World Cup 2011
-Skydrift
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
Xbox 360
-Dead Island
-Driver: San Francisco
-Warhammer 40,000: Space Marine
-Rise of Nightmares
-Skydrift
-Crimson Alliance
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
Wii
-Driver: San Francisco
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
DS
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
-Junior Mystery Stories
-Hoppies
-Chess Attack
-ATV X-Treme World Challenge
-Junior Island Adventure
-Veggy World
-Think Smart: Chess For Kids
PSP
-The Impossible Game
3DS
-StarFox 3D
-Driver: Renegade
Destaque da semana: fazia tempo que eu não falava isso, mas essa semana os lançamentos foram ótimos! Principalmente PS3, Wii, X360 e 3DS tiveram games excelentes, podem esperar por reviews nas próximas semanas!!!
-Dragon Quest X será lançado tanto no Wii como no Wii U, e a Square Enix promete bastante interação online no game, que ainda não tem data de lançamento confirmada, mas estará disponível no começo do ano que vem.
-Ryan Payton, diretor de Halo 4, decidiu sair da produção do game, que será lançado em 2012, e abrir seu próprio estúdio. Ele disse que não estava motivado com a franquia da Microsoft e não tinha mais incentivo para continuar com o projeto.
-Rumor: Playstation 4 no começo de 2013! Mas ainda não passa de boato...
-Xbox 360 edição limitada baseada em Call of Duty Modern Warfare 3 será lançado dia 8 de novembro!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Dead Island
-Disgaea 4: A Promisse Unforgotten
-Driver: San Francisco
-Resistance 3
-Uncharted Dual Pack
-Warhammer 40,000: Space Marine
-BloodRayne: Betrayal
-The Impossible Game
-Rugby World Cup 2011
-Skydrift
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
Xbox 360
-Dead Island
-Driver: San Francisco
-Warhammer 40,000: Space Marine
-Rise of Nightmares
-Skydrift
-Crimson Alliance
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
Wii
-Driver: San Francisco
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
DS
-Penguins of Madagascar: Dr. Blowhole Returns
-Junior Mystery Stories
-Hoppies
-Chess Attack
-ATV X-Treme World Challenge
-Junior Island Adventure
-Veggy World
-Think Smart: Chess For Kids
PSP
-The Impossible Game
3DS
-StarFox 3D
-Driver: Renegade
Destaque da semana: fazia tempo que eu não falava isso, mas essa semana os lançamentos foram ótimos! Principalmente PS3, Wii, X360 e 3DS tiveram games excelentes, podem esperar por reviews nas próximas semanas!!!
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